sicnot

Perfil

Rio 2016

Jéssica Augusto sonha com uma medalha na maratona

A atleta portuguesa Jéssica Augusto disse no sábado que sonha conquistar uma medalha na maratona dos Jogos Olímpicos Rio2016, garantindo que vai fazer uma corrida ao seu ritmo e de "trás para a frente".

"Tenho o sonho de qualquer atleta, que é conquistar uma medalha. Trabalhei para isso, trabalhei para dar o meu melhor, para me superar. Gostava de melhorar o meu sétimo lugar de Londres", afirmou.

Garantindo estar preparada para a prova de hoje, Jéssica Augusto sabe que tem recordes pessoais piores do que algumas das suas adversárias, em especial as africanas, "mas em Jogos Olímpicos o recorde pessoal vale o que vale".

"Somos 157 atletas a alinhar, à partida somos todas candidatas. Amanhã (hoje) é ir deixando correr a prova e ir ganhando lugar a lugar ao longo da prova", afirmou.

Jéssica Augusto considera que "a maratona é uma prova muito aberta" e que "a atleta que vai à frente aos 20 quilómetros até pode não ser a que ganha".

"No meu caso, vou tentar fazer uma prova mais resguardada, como costumo fazer, a correr de trás para a frente, a encontrar o mesmo ritmo, que espero encontrar logo no início", afirmou.

Jéssica Augusto quer ir no seu ritmo, para depois não "pagar no final".

"Prefiro fazer uma prova de trás para a frente, vou no meu ritmo, quando me sentir bem vou tentar acelerar", referiu.

A maratona feminina do Rio2016 tem início às 9:30 locais (13:30 em Lisboa), com Jéssica Augusto a ter a companhia de Dulce Félix e Sara Moreira.

Lusa

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11