sicnot

Perfil

Rio 2016

"Não haveria Jogos se não fosse eu"

Reuters

​O antigo Presidente do Brasil, Lula da Silva, disse esta segunda-feira sentir-se "esquecido" durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, sublinhando que sem o seu trabalho o evento desportivo não teria chegado ao Brasil.

"Na inauguração, senti-me como no filme Sozinho em casa e dei-me conta de que não haveria Jogos Olímpicos se não fosse eu", assinalou o ex-chefe de Estado num ato público realizado na cidade de Santo André, na região metropolitana de São Paulo.

A escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos foi feita em 2009 em Copenhaga, durante o segundo mandato de Lula da Silva, enquanto a sua organização foi gerida sob o chapéu da sua sucessora e afilhada política, Dilma Rousseff.

A própria Rousseff disse recentemente que se sentia como a "mãe" das Olimpíadas" e que considerava Lula como o "pai" daquele que é o maior evento desportivo do mundo.

A inauguração dos Jogos Olímpicos, contudo, foi encabeçada pelo Presidente interino, Michel Temer, que desde 12 de maio substitui Dilma Rousseff, afastada do cargo para o início de um processo que visa a sua destituição do cargo.

Lula também rebateu as críticas sobre a eleição do Rio como palco dos Jogos por causa da pobreza que ainda existe na cidade, apontando que os Olímpicos "não foram feitos para acabar com as favelas".

"É um evento desportivo. Em 500 anos de história, o Brasil não foi mostrado ao mundo da forma que o foi nos últimos 30 dias", acrescentou.

Lusa

  • 2,1%. As reações ao défice de 2016

    Economia

    O défice orçamental ficou mesmo nos 2,1% do PIB. Os partidos já reagiram àquele que é o valor mais baixo em democracia.

  • Comboios Alfa vão ter bancos com tomadas elétricas e wi-fi
    2:06
  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Nus e acorrentados em frente a Auschwitz

    Mundo

    Catorze pessoas com idades entre os 20 e os 27 anos despiram-se e acorrentaram-se em frente ao portão de Auschwitz, antigo campo de concetração nazi na Polónia, depois de terem degolado um carneiro. Ninguém sabe ainda porquê.

  • A coleção de gerigonças de Ana Catarina Mendes
    1:51
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33
  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07