sicnot

Perfil

Rio 2016

"Não haveria Jogos se não fosse eu"

Reuters

​O antigo Presidente do Brasil, Lula da Silva, disse esta segunda-feira sentir-se "esquecido" durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, sublinhando que sem o seu trabalho o evento desportivo não teria chegado ao Brasil.

"Na inauguração, senti-me como no filme Sozinho em casa e dei-me conta de que não haveria Jogos Olímpicos se não fosse eu", assinalou o ex-chefe de Estado num ato público realizado na cidade de Santo André, na região metropolitana de São Paulo.

A escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos foi feita em 2009 em Copenhaga, durante o segundo mandato de Lula da Silva, enquanto a sua organização foi gerida sob o chapéu da sua sucessora e afilhada política, Dilma Rousseff.

A própria Rousseff disse recentemente que se sentia como a "mãe" das Olimpíadas" e que considerava Lula como o "pai" daquele que é o maior evento desportivo do mundo.

A inauguração dos Jogos Olímpicos, contudo, foi encabeçada pelo Presidente interino, Michel Temer, que desde 12 de maio substitui Dilma Rousseff, afastada do cargo para o início de um processo que visa a sua destituição do cargo.

Lula também rebateu as críticas sobre a eleição do Rio como palco dos Jogos por causa da pobreza que ainda existe na cidade, apontando que os Olímpicos "não foram feitos para acabar com as favelas".

"É um evento desportivo. Em 500 anos de história, o Brasil não foi mostrado ao mundo da forma que o foi nos últimos 30 dias", acrescentou.

Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim