sicnot

Perfil

Rio 2016

Bentz pede desculpa e responsabiliza Locht por incidente na gasolineira

nadador dos EUA Gunnar Bentz

© Reuters TV / Reuters

O nadador norte-americano Gunnar Bentz também pediu na sexta-feira desculpas públicas pelo seu comportamento no caso do assalto de que alegou ter sido vítima no Rio de Janeiro, mas garantiu não ter mentido.


"Lamento que esta situação tenha desviado as atenções dos Jogos Olímpicos [Rio2016], organizados de forma incrível pelo Brasil e os seus cidadãos", escreveu Bentz num comunicado distribuído pela Universidade da Georgia, onde estuda e compete.

Gunnar Bentz e outros três colegas da seleção norte-americana de natação, Ryan Lochte, Jack Conger e Jimmy Feigen, alegaram inicialmente terem sido assaltados de madrugada no Rio de Janeiro por indivíduos armados, que se fizeram passar por polícias, quando regressavam de táxi à Aldeia Olímpica.

A investigação policial subsequente e imagens vídeo entretanto recolhidas permitiram concluir que, ao contrário do que afirmaram, os nadadores não foram assaltados, mas causaram distúrbios, visivelmente alcoolizados, num posto de gasolina, tendo um dos seguranças apontado a arma a um dos atletas.

No mesmo comunicado, distribuído um dia depois de Locht ter também pedido desculpas por ter mentido às autoridades brasileiras, Bentz assegurou que, no processo, foi "testemunha e não suspeito".

"Não dei falsos testemunhos", garantiu, responsabilizando Ryan Locht pelo sucedido, considerando-o o principal responsável pelo incidente na gasolineira.

Gunnar Bentz refere que foi Ryan Locht a provocar os desentendimentos com os funcionários e seguranças da gasolineira, embora não tenha havido "qualquer contacto físico, apenas insultos".

Lusa

  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.