sicnot

Perfil

Rio 2016

Maratonista Gebo Burka suspenso 18 meses por doping

© Shannon Stapleton / Reuters

O atleta etíope Gebo Burka, vencedor da maratona de Houston, Estados Unidos, em janeiro, foi suspenso por 18 meses devido a um controlo positivo, anunciou na sexta-feira a Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA).


Segundo a USADA, Burka, que terá de devolver os prémios arrecadados com a vitória em Houston, a 17 de janeiro, acusou uma hormona sintética, que na 'versão original' é usada como anti-inflamatório.

"A prednisona é uma substância classificada como glicocorticóides e é proibida em competição", lembrou a USADA, em comunicado.

Em sua defesa, Burka alegou à USADA que tinha uma prescrição médica para usar a substância em pequenas doses, só que não o informou às autoridades antidoping.

Na carreira, Burka já venceu cinco maratonas, entre elas as de Los Angeles e Sydney.

Lusa

  • Há companhias aéreas a contratar. TAP é uma delas
    1:28
  • Euforia e preocupação no Santiago de Bernabéu
    3:02
  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57