sicnot

Perfil

Rio 2016

Maratonista Gebo Burka suspenso 18 meses por doping

© Shannon Stapleton / Reuters

O atleta etíope Gebo Burka, vencedor da maratona de Houston, Estados Unidos, em janeiro, foi suspenso por 18 meses devido a um controlo positivo, anunciou na sexta-feira a Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA).


Segundo a USADA, Burka, que terá de devolver os prémios arrecadados com a vitória em Houston, a 17 de janeiro, acusou uma hormona sintética, que na 'versão original' é usada como anti-inflamatório.

"A prednisona é uma substância classificada como glicocorticóides e é proibida em competição", lembrou a USADA, em comunicado.

Em sua defesa, Burka alegou à USADA que tinha uma prescrição médica para usar a substância em pequenas doses, só que não o informou às autoridades antidoping.

Na carreira, Burka já venceu cinco maratonas, entre elas as de Los Angeles e Sydney.

Lusa

  • 81 deslocados em Mação devido ao fogo
    2:46
  • Alcongosta ficou sem água, luz e telecomunicações
    2:28

    País

    O incêndio na Serra da Gardunha está dominado, mas as aldeias que estiveram rodeadas pelo fogo ainda não regressaram à normalidade. Falta água, luz e telecomunicações no sopé de uma mancha enorme de terra queimada. O fogo destruiu ainda uma floresta na Serra da Gardunha e um antigo colégio.

  • Detida no Brasil portuguesa acusada de várias burlas nos últimos 20 anos
    3:04
  • GNR resgata 45 sírios no mar Egeu
    2:28

    Crise Migratória na Europa

    A Guarda Nacional Republicana já resgatou quase 300 migrantes no mar Egeu, ao largo da Grécia, desde o início de maio. Esta quarta-feira de madrugada, os militares salvaram 45 sírios que tentavam chegar à Grécia numa embarcação de borracha.