sicnot

Perfil

Rio 2016

Maratonista Gebo Burka suspenso 18 meses por doping

© Shannon Stapleton / Reuters

O atleta etíope Gebo Burka, vencedor da maratona de Houston, Estados Unidos, em janeiro, foi suspenso por 18 meses devido a um controlo positivo, anunciou na sexta-feira a Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA).


Segundo a USADA, Burka, que terá de devolver os prémios arrecadados com a vitória em Houston, a 17 de janeiro, acusou uma hormona sintética, que na 'versão original' é usada como anti-inflamatório.

"A prednisona é uma substância classificada como glicocorticóides e é proibida em competição", lembrou a USADA, em comunicado.

Em sua defesa, Burka alegou à USADA que tinha uma prescrição médica para usar a substância em pequenas doses, só que não o informou às autoridades antidoping.

Na carreira, Burka já venceu cinco maratonas, entre elas as de Los Angeles e Sydney.

Lusa

  • O mais sério aviso de Marcelo Rebelo de Sousa ao Governo
    3:15
  • O encontro emocionado de Marcelo com a mãe de uma das vítimas dos fogos
    0:30
  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Se os bombeiros não chegam, os vizinhos vão ficar sem casa"
    1:03
  • O sorriso de Jorge Jesus quando soube que o símbolo da Juventus mudou
    1:21

    Desporto

    A Juventus surpreendeu grande parte do mundo do futebol quando alterou completamente o emblema. Agora, o símbolo faz lembrar as iniciais do nome do treinador do Sporting. Jorge Jesus não sabia, mas ficou esta terça-feira a saber e parece ter gostado. O técnico de Alvalade regressa quarta-feira ao estádio da equipa italiana, que conhece muito bem.