sicnot

Perfil

Rio 2016

Presidente da IAAF diz que ainda não há prazos para reintegrar a Rússia

Sebastian Coe, Presidente da IAAF

© Leonhard Foeger / Reuters

O presidente da Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF), Sebastien Coe, esclareceu na sexta-feira não haver ainda um prazo para o regresso da Rússia às grandes competições de atletismo.


A Rússia foi afastada das competições de atletismo dos Jogos Olímpicos Rio2016 após um escândalo de doping generalizado no país, com suspeita de ter sido promovido pelas autoridades de Moscovo.

Apenas uma atleta russa, Darya Klishina, foi autorizada a participar nos Jogos Rio2016 e, mesmo assim, só depois de um recurso apresentado pela atleta junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

A saltadora em comprimento alegou que está radicada na Florida, Estados Unidos, desde 2013, pelo que defendia estar à margem do sistema de dopagem denunciado.

"Não sei de prazos, mas também não cheguei ao atletismo para impedir atletas de competirem. Não defendo o isolamento, mas sei que isto tem de ser resolvido", disse Coe à agência AFP.

Contrariamente à posição mais dura da IAAF, que barrou todos os atletas russos, o Comité Olímpico Internacional entregou essa decisão às federações internacionais.

Coe insistiu que a IAAF tomou a atitude "certa, em defesa dos atletas", admitindo que "há todo o interesse em reintegrar a Rússia", sem, no entanto, falar em prazos, a um ano dos Mundiais de atletismo, que vão decorrer entre 05 e 13 de agosto de 2017, em Londres.

Lusa

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.