sicnot

Perfil

Rio 2016

Maratona e cross country fecham participação portuguesa

© Denis Balibouse / Reuters

Os Jogos Olímpicos Rio2016 terminam hoje com os maratonistas Rui Pedro Silva e Ricardo Ribas e os ciclistas David Rosa e Tiago Ferreira, no 'cross country', a fecharem a participação portuguesa.


Às 09:30 locais (13:30 em Lisboa), os dois atletas portugueses partem do Sambódromo para a maratona masculina dos Jogos, sem aspirações a um lugar no topo da classificação.

A participar pela terceira vez nos Jogos, Rui Pedro Silva, que foi 34.º nos 10.000 metros em Pequim2008 e desistiu na maratona de Londres2012, tem uma melhor marca pessoal de 2:12.15 horas, enquanto Ricardo Ribas vai fazer, aos 39 anos, a sua estreia olímpica, tendo com recorde pessoal 2:13.21.

Numa prova que terá como uma das principais atrações o eslovaco Peter Sagan, campeão mundial de estrada, o 'cross country' olímpico tem início marcado para as 12:30 locais (16:30 em Lisboa), com Tiago Ferreira e David Rosa com olhos no 'top-20'.

Antes da prova, David Rosa assumiu que quer melhorar o 23.º lugar de Londres2012, enquanto Tiago Ferreira, campeão mundial de maratonas, outra vertente do BTT, disse que queria chegar aos primeiros 20 lugares.

A judoca Telma Monteiro, que conquistou, até ao momento, a única medalha portuguesa no Rio2016, com o bronze em -57kg, será a porta-estandarte na cerimónia de encerramento, no Maracanã, a partir das 20:00 locais (00:00 de segunda-feira em Lisboa).

  • As zonas de guerra que o fogo deixou
    3:13

    País

    A chuva finalmente ajudou na luta contra as chamas e o que fica agora é um cenário de devastação no norte e centro do país. Morreram 37 pessoas, arderam centenas de casas e empresas e há críticas severas à falta de meios.

  • Visto do céu, Portugal é um país que se vestiu de negro
    3:28
  • Portugueses usam Facebook para marcar protestos contra incêndios

    País

    Os incêndios que têm acontecido este ano estão a causar revolta entre a população. Por essa razão, estão marcadas, através da rede social Facebook, várias manifestações para os próximos dias um pouco por todo o país. Os portugueses exigem a melhoria do sistema, para que as tragédias deste ano não se voltem a repetir.

  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06
  • "Quem está no Governo tem sérias responsabilidades"
    1:07

    Opinião

    Pacheco Pereira aponta falhas do Estado, dos bombeiros e da Proteção Civil como causa dos incêndios que assolaram o país no passado domingo. O comentador da SIC considera que o Governo tem responsabilidade perante o que aconteceu.

  • Presidente das Indústrias de Madeira diz que fogos estão a afetar o setor
    0:39

    País

    A Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário desvaloriza que os industriais do setor possam comprar madeira mais barata, em resultado dos incêndios florestais. Em entrevista na SIC Notícias, o presidente da associação, Vítor Poças, considera que os fogos estão a prejudicar gravemente a indústria.