sicnot

Perfil

Rio 2016

Maratona e cross country fecham participação portuguesa

© Denis Balibouse / Reuters

Os Jogos Olímpicos Rio2016 terminam hoje com os maratonistas Rui Pedro Silva e Ricardo Ribas e os ciclistas David Rosa e Tiago Ferreira, no 'cross country', a fecharem a participação portuguesa.


Às 09:30 locais (13:30 em Lisboa), os dois atletas portugueses partem do Sambódromo para a maratona masculina dos Jogos, sem aspirações a um lugar no topo da classificação.

A participar pela terceira vez nos Jogos, Rui Pedro Silva, que foi 34.º nos 10.000 metros em Pequim2008 e desistiu na maratona de Londres2012, tem uma melhor marca pessoal de 2:12.15 horas, enquanto Ricardo Ribas vai fazer, aos 39 anos, a sua estreia olímpica, tendo com recorde pessoal 2:13.21.

Numa prova que terá como uma das principais atrações o eslovaco Peter Sagan, campeão mundial de estrada, o 'cross country' olímpico tem início marcado para as 12:30 locais (16:30 em Lisboa), com Tiago Ferreira e David Rosa com olhos no 'top-20'.

Antes da prova, David Rosa assumiu que quer melhorar o 23.º lugar de Londres2012, enquanto Tiago Ferreira, campeão mundial de maratonas, outra vertente do BTT, disse que queria chegar aos primeiros 20 lugares.

A judoca Telma Monteiro, que conquistou, até ao momento, a única medalha portuguesa no Rio2016, com o bronze em -57kg, será a porta-estandarte na cerimónia de encerramento, no Maracanã, a partir das 20:00 locais (00:00 de segunda-feira em Lisboa).

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC