sicnot

Perfil

Rio 2016

Maratona fecha atletismo, Estados Unidos tentam o 'tri' no basquetebol

© POOL New / Reuters

O último dia dos Jogos Olímpicos Rio2016, que começa com a maratona masculina, contempla três importantes finais coletivas masculinas, sendo a mais mediática a do basquetebol, na qual a Sérvia vai tentar impedir os Estados Unidos de fazer o 'tri'.

Na prova que fecha o programa do atletismo, o ugandês Stephan Kiprotich defende o título conquistado em Londres2012. Enttre os opositores, realce para os quenianos Eliud Kipchoge e Stanley Biwot, primeiro e segundo na maratona de Londres, com as melhores marcas do ano.

Na fase de grupos do basquetebol, os norte-americanos bateram os sérvios por apenas três pontos (94-91) e só respiraram de alívio quando, no último segundo, o lançamento de três pontos do sérvio Bogdan Bodganovic bateu no aro e saiu, impossibilitando assim o prolongamento.

Os Estados Unidos têm somado vitórias 'escassas' para o seu habitual domínio esmagador, como o comprovam os 100-97 à França ou os 82-76 à dupla vice-campeã olímpica Espanha.

Não menos emocionante espera-se que seja a final do voleibol masculino, com Brasil e Itália a disputar o título, depois de os 'canarinhos' terem afastado os campeões olímpicos russos, 'vingando' assim a derrota em Londres2012, e os transalpinos terem batido os Estados Unidos.

Na sua quarta final seguida, o Brasil procura o terceiro título olímpico, enquanto a Itália tem duas pratas, tendo perdido igualmente a final de Atlanta1996, por 3-2 com a Holanda.

No andebol, Dinamarca, pela primeira vez numa final, vai desafiar o favoritismo da bicampeã França.

Os nórdicos afastaram a Polónia (29-28), após prolongamento, enquanto os gauleses, igualmente campeões do mundo, se impuseram à Alemanha, pelos mesmos 29-28, com um golo no último segundo.

- Domingo, 21 ago (12 medalhas de ouro):

09:30/01:30AtletismoMaratona (M)

11:00/15:00Ginástica/rítmicaCompetição por equipas (F)

12:30/16:30Ciclismo/BTTCross-Country (M)

12:45/16:45Luta livre65kg (M)

97kg (M)

13:15/17:15VoleibolFinal (M)

14:00/18:00Pugilismo75kg (F)

52kg (M)

64kg (M)

+91kg (M)

14:00/18:00AndebolFinal (M)

15:45/19:45BasquetebolFinal (M)

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.