sicnot

Perfil

Rio 2016

Tiago Ferreira lamentou azar que o impediu de terminar a prova de XCO

IN\303\201CIO ROSA

Tiago Ferreira lamentou este domingo não ter podido concluir a sua estreia olímpica e concretizar os objetivos portugueses na prova de cross country olímpico (XCO) do Rio2016, mas recordou que regras são regras.

"São regras. Infelizmente não conseguimos completar a corrida na volta do vencedor. A regra não é nova, já sabemos que pode acontecer. Sabíamos que a corrida sem azares seria dura e complicada, tendo estes problemas torna-se quase impossível de acabar. É uma pista super rápida. Se perdermos dois, três minutos com um problema técnico, já sabemos que vai dificultar terminar ainda mais na volta do vencedor", explicou o corredor de BTT.

O português foi mandado encostar na quinta volta com base na regra que determina o afastamento dos corredores com um tempo de atraso superior em 80% ao do líder na primeira volta, depois de ter sido vítima de uma perda de pressão num pneu.

"Numa das zonas que estava mais escorregadia, uma trajetória mal feita fez com que perdesse pressão no pneu da frente. Creio que o pneu descolou ligeiramente e fez com que eu perdesse ar, não fiquei furado na totalidade, mas impediu-me de fazer as zonas técnicas e os saltos com aquele pneu, porque iria arriscar uma queda. O trocar de roda foi rápido, o problema foi fazer dois quilómetros da pista com o pneu praticamente vazio", explicou.

Sem ter conseguido completar a sua estreia olímpica, Tiago Ferreira assumiu que, no que depender dele, vai trabalhar para assegurar que haverá representação nacional no XCO em Tóquio2020.

"A competição é dura em todas as corridas, nesta em que estão os 50 melhores do mundo, sabemos que a corrida está muito mais selecionada, é mais rápida. Sabemos que toda a gente se prepara o melhor possível para estar bem aqui. Nós fizemos o mesmo, infelizmente não conseguimos ter o resultado que queríamos e cumprir os objetivos que tínhamos. Ninguém vem para aqui brincar para ficar nos 80%, nem para ser eliminado. Damos o nosso melhor. São dias maus, infelizmente faz parte do desporto e da nossa vida", lamentou.

O campeão mundial de maratonas quer agora continuar a trabalhar, "porque a vida não acaba aqui", e há muita temporada ainda pela frente.

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC