sicnot

Perfil

Rio 2016

Nicolás Maduro premeia atletas venezuelanos com casas e dólares

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, aprovou esta segunda-feira um aumento de 50% dos subsídios dos atletas venezuelanos que participaram no Rio2016, que receberão também uma ajuda financeira em dólares e casas do programa governamental Grande Missão Habitação.

"Isto deve estimular a massificação do desporto como um veículo de saúde, de valores, de solidariedade, mas também como o grande terreno sobre o qual semear os valores e os medalhistas de ouro", disse o chefe de Estado.

Nicolás Maduro falava no palácio presidencial de Miraflores, em Caracas, numa cerimónia em que recebeu os atletas venezuelanos e os homenageou com a Ordem José Félix Ribas.

"Felicidades a todos os atletas venezuelanos, aos técnicos, diretores, ao presidente do Instituto de Desporto e ao presidente do Comité Olímpico. Missão cumprida, devemos sentir-nos orgulhos e as mulheres devem sentir-se orgulhosas, pelo espírito de competitividade e luta que tem a nossa juventude", frisou.

Maduro anunciou também que aprovou "todos os recursos para que comecem os preparativos para o Tóquio 2020", salientando que "a Venezuela tem que ir em frente e brilhar".

Os atletas venezuelanos conquistaram uma medalha de prata, duas de bronze e 12 diplomas olímpicos durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Os atletas chegaram hoje ao Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetia (norte), no Estado venezuelano de Vargas, de onde partiram em caravana até ao palácio presidencial de Miraflores, no centro de Caracas.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.