sicnot

Perfil

Rio 2016

"Talvez seja morto quando chegar, ou preso"

© Athit Perawongmetha / Reuters

A prova de maratona masculina ficou marcada pelas declarações e gesto simbólico do atleta etíope que chegou em segundo lugar. Num momento que era de festa, Feyisa Lilesa cruzou a meta com os braços cruzados acima da cabeça.

Mais tarde explicou que foi um sinal de apoio aos manifestantes da Etiópia mortos pelo governo. Lilesa conta que tem amigos e familiares presos e acusa o governo estar a matar o seu povo, os Oromos.

A tribo é historicamente marginalizada pelo Governo e revoltou-se por temer perder as terras.

Até agora, várias organizações de ajuda humanitária estimam que já tenham morrido mais de 400 pessoas neste conflito.

No final da prova olímpica, Feyisa Lilesa disse que não sabe o que pode vir a acontecer. Declarou que pode ser morto ou preso quando chegar à Etiópia.

Acrescentou que pode ser detido no aeroporto ou forçado a mudar de país e põe a hipótese de ficar no Brasil.

  • Lesados do BES manifestam-se hoje no Porto

    País

    Um grupo de lesados pelo Banco Espírito Santo (BES) concentra-se hoje no Porto, junto ao Novo Banco, para exigir "a totalidade do dinheiro e os juros vencidos até à data", indicou um dos investidores.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Astronautas enviam mensagem no Dia de Ação de Graças
    1:06

    Mundo

    Comemora-se esta quinta-feira o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Mais de 50 milhões de norte-americanos viajam ao encontro da família para celebrar o feriado. Também na Estação Espacial Internacional a data não foi esquecida.

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Putin apela a concessões para solução do conflito na Síria
    1:07

    Mundo

    Vladimir Putin afirma que há uma oportunidade real de pôr fim ao conflito na Síria mas avisa que são necessárias concessões de todas as partes envolvidas. O presidente russo recebeu esta quarta-feira os homólogos do Irão e da Turquia em Sochi, na Rússia.