sicnot

Perfil

Rio 2016

Presidente do COI diz que brasileiros devem estar orgulhosos dos Jogos

MARCOS BRINDICCI

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse este domingo que os brasileiros devem estar orgulhosos da realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

"Nós amamos-vos, brasileiros. Obrigado pela calorosa hospitalidade. O Brasil unido animou o mundo nos últims 16 dias. Têm muitas razões para estar orgulhosos", disse o alemão, no seu discurso na cerimónia de encerramentos dos Jogos.

Para Bach, estes "Jogos Olímpicos foram a celebração da diversidade", confiando que os "valores olímpicos vai criar união dentro desta diversidade".

O presidente do COI agradeceu ainda aos atletas, pela sua "incrível prestação" e por terem mostrado "o poder para unir o mundo, competindo com respeito e vivendo juntos", e terem enviado "uma mensagem de paz para todo o mundo".

"Obrigado aos refugiados, que nos inspiraram com o seu talento. São um símbolo de esperança para refugiados para todo o mundo", referiu.

Bach entregou ainda aos cariocas a Taça Olímpica, criada a 110 anos por Pierre de Coubertin, pai dos Jogos modernos.

Por fim, o presidente do COI declarou encerrados os Jogos da XXXI Olimpíada.

Lusa

  • As polémicas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro
    2:11

    Rio 2016

    Como em todas as grandes competições desportivas, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro também ficam marcados por alguns escândalos. O caso mais grave é o do membro do Comité Olímpico Internacional, detido por suspeita de venda ilegal de bilhetes. Contudo, a polémica que mais deu que falar foi a dos quatro nadadores norte-americanos que mentiram sobre um alegado assalto.

  • Assembleia-geral do Sporting marcada para 23 de junho
    2:57
  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • Juiz impede acesso a informações bancárias e e-mails de António Mexia
    1:50

    País

    No inquérito crime que investiga a EDP, continua um braço de ferro entre o Ministério Público e o juiz de instrução. O magistrado voltou a negar o acesso a informações bancárias e a e-mails de António Mexia, que constavam dos processos da Operação Marquês e do universo Espírito Santo.

  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC