sicnot

Perfil

Rio 2016

Rio de Janeiro recebeu 1,17 milhões de turistas durante os Jogos Olímpicos

© Ricardo Moraes / Reuters

O Rio de Janeiro recebeu 1,17 milhões de turistas durante os 16 dias de Olimpíadas, segundo informações divulgadas esta terça-feira pelo prefeito (presidente da câmara) da cidade, Eduardo Paes.

Deste total, 410 mil turistas eram estrangeiros. A maioria dos visitantes do exterior veio dos Estados Unidos, Argentina e Alemanha.

A Prefeitura do Rio de Janeiro também informou que cada turista estrangeiro gastou em média 424,62 reais (116,51 euros) por dia.

Entre os turistas brasileiros, a maioria viajou de São Paulo, do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, tendo cada turista brasileiro gastado em média 310,42 reais (85,17 euros) diariamente.

O setor de hotelaria do Rio de Janeiro registou uma ocupação de 94% durante os 16 dias de competições.

Segundo os organizadores, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro tiveram consequências positivas na economia da cidade.

Os dados divulgados indicam que nas áreas próximas dos locais das competições houve um aumento significativo das vendas do comércio.

O retalho registou um crescimento de 70% em comparação com anos anteriores em toda a zona sul, região que concentra o maior número de hotéis da cidade.

Apenas na Barra da Tijuca e no Centro e na Zona Norte, duas áreas que concentraram a maioria das competições olímpicas, houve um aumento de 30% nas vendas.

O Porto Maravilha, Parque Madureira e Centro Esportivo Miécimo da Silva, três áreas abertas ao público perto das arenas atraíram mais de quatro milhões de pessoas com a transmissão de competições e agenda de eventos.

Lusa

  • Jogos Olímpicos terminam em festa
    1:07

    Rio 2016

    A cerimónia de encerramento do Jogos Olímpicos ficou marcada pela habitual passagem de testemunho ao próximo anfitrião dos jogos de 2020. O evento contou com o desfile dos atletas, um concerto e um desfile de samba.

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.