sicnot

Perfil

Rio 2016

Rio de Janeiro recebeu 1,17 milhões de turistas durante os Jogos Olímpicos

© Ricardo Moraes / Reuters

O Rio de Janeiro recebeu 1,17 milhões de turistas durante os 16 dias de Olimpíadas, segundo informações divulgadas esta terça-feira pelo prefeito (presidente da câmara) da cidade, Eduardo Paes.

Deste total, 410 mil turistas eram estrangeiros. A maioria dos visitantes do exterior veio dos Estados Unidos, Argentina e Alemanha.

A Prefeitura do Rio de Janeiro também informou que cada turista estrangeiro gastou em média 424,62 reais (116,51 euros) por dia.

Entre os turistas brasileiros, a maioria viajou de São Paulo, do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, tendo cada turista brasileiro gastado em média 310,42 reais (85,17 euros) diariamente.

O setor de hotelaria do Rio de Janeiro registou uma ocupação de 94% durante os 16 dias de competições.

Segundo os organizadores, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro tiveram consequências positivas na economia da cidade.

Os dados divulgados indicam que nas áreas próximas dos locais das competições houve um aumento significativo das vendas do comércio.

O retalho registou um crescimento de 70% em comparação com anos anteriores em toda a zona sul, região que concentra o maior número de hotéis da cidade.

Apenas na Barra da Tijuca e no Centro e na Zona Norte, duas áreas que concentraram a maioria das competições olímpicas, houve um aumento de 30% nas vendas.

O Porto Maravilha, Parque Madureira e Centro Esportivo Miécimo da Silva, três áreas abertas ao público perto das arenas atraíram mais de quatro milhões de pessoas com a transmissão de competições e agenda de eventos.

Lusa

  • Jogos Olímpicos terminam em festa
    1:07

    Rio 2016

    A cerimónia de encerramento do Jogos Olímpicos ficou marcada pela habitual passagem de testemunho ao próximo anfitrião dos jogos de 2020. O evento contou com o desfile dos atletas, um concerto e um desfile de samba.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00

    País

    Qual o futuro do planeta? O desperdício alimentar. A relação do homem com os animais. São estes alguns dos temas da cimeira da National Geographic que decorre entre hoje e amanhã em Lisboa. Entre os oradores está Jane Goodall, a primeira cientistas a estudar chimpanzés selvagens.

  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.