sicnot

Perfil

Rio 2016

Rosa Mota lamenta que medalha de Telma venha sozinha para Portugal

A antiga atleta portuguesa Rosa Mota lamentou esta quarta-feira que a medalha de bronze conquistado pela judoca Telma Monteiro nos Jogos Olímpicos Rio2016 tenha sido a única entre os atletas lusos, mas mostrou-se contente com as prestações.

"Saio muito satisfeita. O ambiente foi muito agradável e é pena a medalha da Telma [Monteiro] vir sozinha", afirmou a vice-presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) na chegada ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Relativamente à desistência de Sara Moreira na maratona dos Jogos Rio2016, Rosa Mota explicou que ninguém gosta de abandonar, frisando que se isso acontece é porque não existem mesmo condições para prosseguir.

"Não há nenhum atleta que esteja em prova que goste de desistir. Quando desiste é porque não tem mesmo condições para continuar. A desistência marca muito o atleta e ninguém gosta", reiterou a medalha de ouro da maratona em Seul1988.

Rosa Mota confessou ainda que "os atletas vêm tristes e frustrados porque não conseguiram realizar os seus sonhos e objetivos".

Por outro lado, o presidente do COP, José Manuel Constantino, reconheceu que os resultados alcançados no Rio não corresponderam ao que tinha sido estipulado.

"No plano desportivo, os resultados, em termos globais, ficaram aquém daquilo que nós [COP] tínhamos estimado. Faltou sermos mais competentes e podermos aproximar daquilo que é o valor desportivo desta missão", lamentou.

A terminar, José Manuel Constantino atribuiu a si próprio as culpas dos resultados menos conseguidos: "Se há alguém que tem que ser responsabilizado pelos resultados desportivos da nossa missão sou eu. Eu assumo na plenitude essa circunstância", concluiu.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.