sicnot

Perfil

Rio 2016

Rosa Mota lamenta que medalha de Telma venha sozinha para Portugal

A antiga atleta portuguesa Rosa Mota lamentou esta quarta-feira que a medalha de bronze conquistado pela judoca Telma Monteiro nos Jogos Olímpicos Rio2016 tenha sido a única entre os atletas lusos, mas mostrou-se contente com as prestações.

"Saio muito satisfeita. O ambiente foi muito agradável e é pena a medalha da Telma [Monteiro] vir sozinha", afirmou a vice-presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) na chegada ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Relativamente à desistência de Sara Moreira na maratona dos Jogos Rio2016, Rosa Mota explicou que ninguém gosta de abandonar, frisando que se isso acontece é porque não existem mesmo condições para prosseguir.

"Não há nenhum atleta que esteja em prova que goste de desistir. Quando desiste é porque não tem mesmo condições para continuar. A desistência marca muito o atleta e ninguém gosta", reiterou a medalha de ouro da maratona em Seul1988.

Rosa Mota confessou ainda que "os atletas vêm tristes e frustrados porque não conseguiram realizar os seus sonhos e objetivos".

Por outro lado, o presidente do COP, José Manuel Constantino, reconheceu que os resultados alcançados no Rio não corresponderam ao que tinha sido estipulado.

"No plano desportivo, os resultados, em termos globais, ficaram aquém daquilo que nós [COP] tínhamos estimado. Faltou sermos mais competentes e podermos aproximar daquilo que é o valor desportivo desta missão", lamentou.

A terminar, José Manuel Constantino atribuiu a si próprio as culpas dos resultados menos conseguidos: "Se há alguém que tem que ser responsabilizado pelos resultados desportivos da nossa missão sou eu. Eu assumo na plenitude essa circunstância", concluiu.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.