sicnot

Perfil

Rio 2016

Rosa Mota lamenta que medalha de Telma venha sozinha para Portugal

A antiga atleta portuguesa Rosa Mota lamentou esta quarta-feira que a medalha de bronze conquistado pela judoca Telma Monteiro nos Jogos Olímpicos Rio2016 tenha sido a única entre os atletas lusos, mas mostrou-se contente com as prestações.

"Saio muito satisfeita. O ambiente foi muito agradável e é pena a medalha da Telma [Monteiro] vir sozinha", afirmou a vice-presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) na chegada ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Relativamente à desistência de Sara Moreira na maratona dos Jogos Rio2016, Rosa Mota explicou que ninguém gosta de abandonar, frisando que se isso acontece é porque não existem mesmo condições para prosseguir.

"Não há nenhum atleta que esteja em prova que goste de desistir. Quando desiste é porque não tem mesmo condições para continuar. A desistência marca muito o atleta e ninguém gosta", reiterou a medalha de ouro da maratona em Seul1988.

Rosa Mota confessou ainda que "os atletas vêm tristes e frustrados porque não conseguiram realizar os seus sonhos e objetivos".

Por outro lado, o presidente do COP, José Manuel Constantino, reconheceu que os resultados alcançados no Rio não corresponderam ao que tinha sido estipulado.

"No plano desportivo, os resultados, em termos globais, ficaram aquém daquilo que nós [COP] tínhamos estimado. Faltou sermos mais competentes e podermos aproximar daquilo que é o valor desportivo desta missão", lamentou.

A terminar, José Manuel Constantino atribuiu a si próprio as culpas dos resultados menos conseguidos: "Se há alguém que tem que ser responsabilizado pelos resultados desportivos da nossa missão sou eu. Eu assumo na plenitude essa circunstância", concluiu.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..