sicnot

Perfil

Rio 2016

Governo mongol oferece vivenda aos medalhados no Rio2016

O Governo da Mongólia presenteou com uma vivenda os dois medalhados locais nos Jogos Olímpicos Rio2016, caso da judoca Dorjsürengiin Sumiyaa e do pugilista Dorjnyambuugiin Otgondalai.

Segundo a agencia oficial mongol Montsame, Sumiyaa e Otgondalai receberam os documentos da habitação na segunda-feira, das mãos do ministro da Justiça e do Interior, Sandag Byambatsogt, numa cerimónia em que os dois medalhados, ambos pertencentes ao exército nacional, acorreram envergando uniformes militares.

Sumiyaa, de 24 anos, conquistou a medalha de prata na competição de -57 kg, a mesma em que Telma Monteiro assegurou o bronze, enquanto Otgondalai terminou no segundo lugar o torneio olímpico de peso ligeiro (60 kg).

A Mongólia participou pela primeira vez nos Jogos em Tóquio1964, tendo conquistado 26 medalhas na sua história, duas de ouro em Pequim2008, também em judo e boxe.

Lusa

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    A situação económica e financeira foi o tema escolhido pelo Governo, mas a polémica da descida da Taxa Social Única dominará certamente a discussão na Assembleia da República. Veja aqui em direto e participe no Minuto a Minuto Parlamento Global/SIC.

    Direto

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.