sicnot

Perfil

Rio 2016

Judoca Miguel Vieira afastado na primeira ronda dos Paralímpicos 2016

O judoca Miguel Vieira foi afastado esta quinta-feira na primeira ronda do torneio de judo para cegos dos Jogos Paralímpicos Rio2016, na categoria de -66kg, depois de ter desistido, por lesão, no combate com o brasileiro Halyson Boto.

"Depois de um ataque que não foi bem conseguido, ele conseguiu responder e estava a 'estrangular-me' o ombro. Fui obrigado a desistir", explicou Miguel Vieira, que entrará para a história como o primeiro judoca português a competir em Jogos Paralímpicos.

Apesar da derrota, frente ao 26.º do 'ranking' mundial, Miguel Vieira, que ocupa a 20.ª posição na mesma hierarquia, fez um balanço positivo da sua estreia paralímpica.

"Foi muito bom, há sempre uma emoção única na estreia. Este combate vai ficar para sempre na minha mente", disse, acrescentando: "Terminou este combate, perdi! Agora tenho de continuar a lutar".

O judoca português entrou bem no combate, ao qual assistiu o Primeiro-Ministro português, António Costa, e assumiu que o seu objetivo passava por cansar o adversário, para tentar baixar o ritmo.

"O meu objetivo era cansá-lo o máximo possível e estava a conseguir, já tinha baixado o ritmo, mas ele acabou por ganhar e ganhou bem" disse o judoca, de 31 anos, admitindo que vai lutar para marcar presença nos Jogos Paralímpicos de Tóquio2020.

Miguel Vieira, cego total, agradeceu todo o apoio que lhe tem sido dado pelo treinador, Jerónimo Ferreira, e pelo seu companheiro de competição, Nuno Ferreira, não esquecendo, naturalmente, a família, em especial os dois filhos, e os amigos.

Também o treinador admitiu que Miguel Vieira entrou muito bem no combate, disputado na Arena Carioca 3 do Parque Olímpico do Rio de Janeiro, "conseguindo anular o adversário", explicando depois a desistência.

"O outro estava-lhe a fazer um estrangulamento e estava a fazer grande pressão no ombro, que ainda está um pouco magoado", disse.

Além do judo, Portugal vai estrear-se nos Jogos Paralímpicos Rio2016 na modalidade de tiro, na qual estará representado por Adelino Rocha.

Portugal está representado na competição, que termina a 18 de setembro, por 37 atletas, que competem em sete modalidades.

Lusa

  • Vaia interrompe discurso de Temer na abertura dos Jogos Paralímpicos
    0:35

    Rio 2016

    A abertura oficial dos Jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro, realizou-se ontem. Participaram no desfile 4.350 atletas, de 164 países, aberto por uma inédita delegação de atletas refugiados. As 23 modalidades que integram o programa dos Jogos Paralímpicos foram sendo apresentadas, de uma forma original e acompanhadas por vários momentos musicais. Com o Brasil em convulsão política, no estádio do Maracanã o novo Presidente foi recebido com uma vaia monumental. Aconteceu quando Michel Temer se preparava para discursar e declarar abertos os jogos, num discurso que foi interrompido pelo ruído dos manifestantes.Com o Brasil em convulsão política, no estádio do Maracanã o novo Presidente foi recebido com uma vaia monumental. Aconteceu quando Michel Temer se preparava para discursar e declarar abertos os jogos, num discurso que foi interrompido pelo ruído dos manifestantes.

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.