sicnot

Perfil

Rio 2016

Judoca Miguel Vieira afastado na primeira ronda dos Paralímpicos 2016

O judoca Miguel Vieira foi afastado esta quinta-feira na primeira ronda do torneio de judo para cegos dos Jogos Paralímpicos Rio2016, na categoria de -66kg, depois de ter desistido, por lesão, no combate com o brasileiro Halyson Boto.

"Depois de um ataque que não foi bem conseguido, ele conseguiu responder e estava a 'estrangular-me' o ombro. Fui obrigado a desistir", explicou Miguel Vieira, que entrará para a história como o primeiro judoca português a competir em Jogos Paralímpicos.

Apesar da derrota, frente ao 26.º do 'ranking' mundial, Miguel Vieira, que ocupa a 20.ª posição na mesma hierarquia, fez um balanço positivo da sua estreia paralímpica.

"Foi muito bom, há sempre uma emoção única na estreia. Este combate vai ficar para sempre na minha mente", disse, acrescentando: "Terminou este combate, perdi! Agora tenho de continuar a lutar".

O judoca português entrou bem no combate, ao qual assistiu o Primeiro-Ministro português, António Costa, e assumiu que o seu objetivo passava por cansar o adversário, para tentar baixar o ritmo.

"O meu objetivo era cansá-lo o máximo possível e estava a conseguir, já tinha baixado o ritmo, mas ele acabou por ganhar e ganhou bem" disse o judoca, de 31 anos, admitindo que vai lutar para marcar presença nos Jogos Paralímpicos de Tóquio2020.

Miguel Vieira, cego total, agradeceu todo o apoio que lhe tem sido dado pelo treinador, Jerónimo Ferreira, e pelo seu companheiro de competição, Nuno Ferreira, não esquecendo, naturalmente, a família, em especial os dois filhos, e os amigos.

Também o treinador admitiu que Miguel Vieira entrou muito bem no combate, disputado na Arena Carioca 3 do Parque Olímpico do Rio de Janeiro, "conseguindo anular o adversário", explicando depois a desistência.

"O outro estava-lhe a fazer um estrangulamento e estava a fazer grande pressão no ombro, que ainda está um pouco magoado", disse.

Além do judo, Portugal vai estrear-se nos Jogos Paralímpicos Rio2016 na modalidade de tiro, na qual estará representado por Adelino Rocha.

Portugal está representado na competição, que termina a 18 de setembro, por 37 atletas, que competem em sete modalidades.

Lusa

  • Vaia interrompe discurso de Temer na abertura dos Jogos Paralímpicos
    0:35

    Rio 2016

    A abertura oficial dos Jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro, realizou-se ontem. Participaram no desfile 4.350 atletas, de 164 países, aberto por uma inédita delegação de atletas refugiados. As 23 modalidades que integram o programa dos Jogos Paralímpicos foram sendo apresentadas, de uma forma original e acompanhadas por vários momentos musicais. Com o Brasil em convulsão política, no estádio do Maracanã o novo Presidente foi recebido com uma vaia monumental. Aconteceu quando Michel Temer se preparava para discursar e declarar abertos os jogos, num discurso que foi interrompido pelo ruído dos manifestantes.Com o Brasil em convulsão política, no estádio do Maracanã o novo Presidente foi recebido com uma vaia monumental. Aconteceu quando Michel Temer se preparava para discursar e declarar abertos os jogos, num discurso que foi interrompido pelo ruído dos manifestantes.

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Homem suspeito de matar a mulher em Esmoriz

    País

    Um homem é suspeito de ter esfaqueado este sábado mortalmente a mulher em Esmoriz, concelho de Ovar, num contexto de violência doméstica, disse à agência Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.