sicnot

Perfil

Rio 2016

Judoca Miguel Vieira afastado na primeira ronda dos Paralímpicos 2016

O judoca Miguel Vieira foi afastado esta quinta-feira na primeira ronda do torneio de judo para cegos dos Jogos Paralímpicos Rio2016, na categoria de -66kg, depois de ter desistido, por lesão, no combate com o brasileiro Halyson Boto.

"Depois de um ataque que não foi bem conseguido, ele conseguiu responder e estava a 'estrangular-me' o ombro. Fui obrigado a desistir", explicou Miguel Vieira, que entrará para a história como o primeiro judoca português a competir em Jogos Paralímpicos.

Apesar da derrota, frente ao 26.º do 'ranking' mundial, Miguel Vieira, que ocupa a 20.ª posição na mesma hierarquia, fez um balanço positivo da sua estreia paralímpica.

"Foi muito bom, há sempre uma emoção única na estreia. Este combate vai ficar para sempre na minha mente", disse, acrescentando: "Terminou este combate, perdi! Agora tenho de continuar a lutar".

O judoca português entrou bem no combate, ao qual assistiu o Primeiro-Ministro português, António Costa, e assumiu que o seu objetivo passava por cansar o adversário, para tentar baixar o ritmo.

"O meu objetivo era cansá-lo o máximo possível e estava a conseguir, já tinha baixado o ritmo, mas ele acabou por ganhar e ganhou bem" disse o judoca, de 31 anos, admitindo que vai lutar para marcar presença nos Jogos Paralímpicos de Tóquio2020.

Miguel Vieira, cego total, agradeceu todo o apoio que lhe tem sido dado pelo treinador, Jerónimo Ferreira, e pelo seu companheiro de competição, Nuno Ferreira, não esquecendo, naturalmente, a família, em especial os dois filhos, e os amigos.

Também o treinador admitiu que Miguel Vieira entrou muito bem no combate, disputado na Arena Carioca 3 do Parque Olímpico do Rio de Janeiro, "conseguindo anular o adversário", explicando depois a desistência.

"O outro estava-lhe a fazer um estrangulamento e estava a fazer grande pressão no ombro, que ainda está um pouco magoado", disse.

Além do judo, Portugal vai estrear-se nos Jogos Paralímpicos Rio2016 na modalidade de tiro, na qual estará representado por Adelino Rocha.

Portugal está representado na competição, que termina a 18 de setembro, por 37 atletas, que competem em sete modalidades.

Lusa

  • Vaia interrompe discurso de Temer na abertura dos Jogos Paralímpicos
    0:35

    Rio 2016

    A abertura oficial dos Jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro, realizou-se ontem. Participaram no desfile 4.350 atletas, de 164 países, aberto por uma inédita delegação de atletas refugiados. As 23 modalidades que integram o programa dos Jogos Paralímpicos foram sendo apresentadas, de uma forma original e acompanhadas por vários momentos musicais. Com o Brasil em convulsão política, no estádio do Maracanã o novo Presidente foi recebido com uma vaia monumental. Aconteceu quando Michel Temer se preparava para discursar e declarar abertos os jogos, num discurso que foi interrompido pelo ruído dos manifestantes.Com o Brasil em convulsão política, no estádio do Maracanã o novo Presidente foi recebido com uma vaia monumental. Aconteceu quando Michel Temer se preparava para discursar e declarar abertos os jogos, num discurso que foi interrompido pelo ruído dos manifestantes.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.

  • Mouchão da Póvoa em risco de desaparecer
    1:58

    País

    A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira alerta para o risco de desaparecimento do Mouchão da Póvoa, uma dos três mouchões do Tejo, no concelho. Em causa está a falta de autorização, pedida à Agência Portuguesa do Ambiente, para uma intervenção de emergência nos diques.

  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.