sicnot

Perfil

Rio 2016

Nuno Alves é o primeiro luso a competir nos Paralímpicos

© Sergio Moraes / Reuters

O atleta Nuno Alves vai ser hoje o primeiro português a entrar em competição nos Jogos Paralímpicos Rio2016, num dia que ficará marcado pela estreia de Portugal no judo.

Nuno Alves corre às 10:00 (14:00 horas em Lisboa), a final direta dos 5.000 metros T11 (deficiência visual), distância na qual conquistou este ano a medalha de bronze nos campeonatos Europeus do Comité Paralímpico Internacional (IPC).

Pouco depois, na Arena Carioca 3, Miguel Vieira fará história ao participar nas eliminatórias do torneio de judo para cegos, na categoria de -66 kg, podendo, caso se qualifique, lutar pelas medalhas durante a tarde.

O judoca português, 20.º do 'ranking' mundial na sua categoria, vai defrontar no primeiro combate o brasileiro Halyson Boto, 26.º da hierarquia.

Também de manhã, Luís Gonçalves corre as eliminatórias dos 400 metros T12 (deficiência visual) e, caso se qualifique, as estará nas meias-finais à tarde.

Luís Gonçalves, ausente nos Jogos Paralímpicos Londres2012, conquistou a medalha de prata em Pequim2008 e é o atual campeão mundial da distância.

O dia português fecha com a participação de Graça Fernandes nas eliminatórias dos 100 metros T38 (deficiência motora).

Durante a manhã, o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa e os secretários de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, e do Desporto e Juventude, Ana Sofia Antunes, e João Paulo Rebelo, respetivamente, farão uma visita à aldeia paralímpica.

Portugal está representado por 37 atletas em sete das 23 modalidades do programa na competição, que reúne 4.342 participantes até 18 de setembro.

Lusa

  • Vaia interrompe discurso de Temer na abertura dos Jogos Paralímpicos
    0:35

    Rio 2016

    A abertura oficial dos Jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro, realizou-se ontem. Participaram no desfile 4.350 atletas, de 164 países, aberto por uma inédita delegação de atletas refugiados. As 23 modalidades que integram o programa dos Jogos Paralímpicos foram sendo apresentadas, de uma forma original e acompanhadas por vários momentos musicais. Com o Brasil em convulsão política, no estádio do Maracanã o novo Presidente foi recebido com uma vaia monumental. Aconteceu quando Michel Temer se preparava para discursar e declarar abertos os jogos, num discurso que foi interrompido pelo ruído dos manifestantes.Com o Brasil em convulsão política, no estádio do Maracanã o novo Presidente foi recebido com uma vaia monumental. Aconteceu quando Michel Temer se preparava para discursar e declarar abertos os jogos, num discurso que foi interrompido pelo ruído dos manifestantes.

  • António Costa na abertura dos Jogos Paralímpicos
    1:16

    País

    O primeiro-ministro está no Rio de Janeiro para a abertura dos Jogos Paralímpicos, que decorre no estádio do Maracanã. António Costa chegou esta quarta-feira à cidade, após dois dias de visita a São Paulo, onde visitou o real Gabinete de Leitura português.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".