sicnot

Perfil

Rio 2016

Nuno Alves é o primeiro luso a competir nos Paralímpicos

© Sergio Moraes / Reuters

O atleta Nuno Alves vai ser hoje o primeiro português a entrar em competição nos Jogos Paralímpicos Rio2016, num dia que ficará marcado pela estreia de Portugal no judo.

Nuno Alves corre às 10:00 (14:00 horas em Lisboa), a final direta dos 5.000 metros T11 (deficiência visual), distância na qual conquistou este ano a medalha de bronze nos campeonatos Europeus do Comité Paralímpico Internacional (IPC).

Pouco depois, na Arena Carioca 3, Miguel Vieira fará história ao participar nas eliminatórias do torneio de judo para cegos, na categoria de -66 kg, podendo, caso se qualifique, lutar pelas medalhas durante a tarde.

O judoca português, 20.º do 'ranking' mundial na sua categoria, vai defrontar no primeiro combate o brasileiro Halyson Boto, 26.º da hierarquia.

Também de manhã, Luís Gonçalves corre as eliminatórias dos 400 metros T12 (deficiência visual) e, caso se qualifique, as estará nas meias-finais à tarde.

Luís Gonçalves, ausente nos Jogos Paralímpicos Londres2012, conquistou a medalha de prata em Pequim2008 e é o atual campeão mundial da distância.

O dia português fecha com a participação de Graça Fernandes nas eliminatórias dos 100 metros T38 (deficiência motora).

Durante a manhã, o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa e os secretários de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, e do Desporto e Juventude, Ana Sofia Antunes, e João Paulo Rebelo, respetivamente, farão uma visita à aldeia paralímpica.

Portugal está representado por 37 atletas em sete das 23 modalidades do programa na competição, que reúne 4.342 participantes até 18 de setembro.

Lusa

  • Vaia interrompe discurso de Temer na abertura dos Jogos Paralímpicos
    0:35

    Rio 2016

    A abertura oficial dos Jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro, realizou-se ontem. Participaram no desfile 4.350 atletas, de 164 países, aberto por uma inédita delegação de atletas refugiados. As 23 modalidades que integram o programa dos Jogos Paralímpicos foram sendo apresentadas, de uma forma original e acompanhadas por vários momentos musicais. Com o Brasil em convulsão política, no estádio do Maracanã o novo Presidente foi recebido com uma vaia monumental. Aconteceu quando Michel Temer se preparava para discursar e declarar abertos os jogos, num discurso que foi interrompido pelo ruído dos manifestantes.Com o Brasil em convulsão política, no estádio do Maracanã o novo Presidente foi recebido com uma vaia monumental. Aconteceu quando Michel Temer se preparava para discursar e declarar abertos os jogos, num discurso que foi interrompido pelo ruído dos manifestantes.

  • António Costa na abertura dos Jogos Paralímpicos
    1:16

    País

    O primeiro-ministro está no Rio de Janeiro para a abertura dos Jogos Paralímpicos, que decorre no estádio do Maracanã. António Costa chegou esta quarta-feira à cidade, após dois dias de visita a São Paulo, onde visitou o real Gabinete de Leitura português.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.