sicnot

Perfil

Rio 2016

Nuno Alves é o primeiro luso a competir nos Paralímpicos

© Sergio Moraes / Reuters

O atleta Nuno Alves vai ser hoje o primeiro português a entrar em competição nos Jogos Paralímpicos Rio2016, num dia que ficará marcado pela estreia de Portugal no judo.

Nuno Alves corre às 10:00 (14:00 horas em Lisboa), a final direta dos 5.000 metros T11 (deficiência visual), distância na qual conquistou este ano a medalha de bronze nos campeonatos Europeus do Comité Paralímpico Internacional (IPC).

Pouco depois, na Arena Carioca 3, Miguel Vieira fará história ao participar nas eliminatórias do torneio de judo para cegos, na categoria de -66 kg, podendo, caso se qualifique, lutar pelas medalhas durante a tarde.

O judoca português, 20.º do 'ranking' mundial na sua categoria, vai defrontar no primeiro combate o brasileiro Halyson Boto, 26.º da hierarquia.

Também de manhã, Luís Gonçalves corre as eliminatórias dos 400 metros T12 (deficiência visual) e, caso se qualifique, as estará nas meias-finais à tarde.

Luís Gonçalves, ausente nos Jogos Paralímpicos Londres2012, conquistou a medalha de prata em Pequim2008 e é o atual campeão mundial da distância.

O dia português fecha com a participação de Graça Fernandes nas eliminatórias dos 100 metros T38 (deficiência motora).

Durante a manhã, o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa e os secretários de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, e do Desporto e Juventude, Ana Sofia Antunes, e João Paulo Rebelo, respetivamente, farão uma visita à aldeia paralímpica.

Portugal está representado por 37 atletas em sete das 23 modalidades do programa na competição, que reúne 4.342 participantes até 18 de setembro.

Lusa

  • Vaia interrompe discurso de Temer na abertura dos Jogos Paralímpicos
    0:35

    Rio 2016

    A abertura oficial dos Jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro, realizou-se ontem. Participaram no desfile 4.350 atletas, de 164 países, aberto por uma inédita delegação de atletas refugiados. As 23 modalidades que integram o programa dos Jogos Paralímpicos foram sendo apresentadas, de uma forma original e acompanhadas por vários momentos musicais. Com o Brasil em convulsão política, no estádio do Maracanã o novo Presidente foi recebido com uma vaia monumental. Aconteceu quando Michel Temer se preparava para discursar e declarar abertos os jogos, num discurso que foi interrompido pelo ruído dos manifestantes.Com o Brasil em convulsão política, no estádio do Maracanã o novo Presidente foi recebido com uma vaia monumental. Aconteceu quando Michel Temer se preparava para discursar e declarar abertos os jogos, num discurso que foi interrompido pelo ruído dos manifestantes.

  • António Costa na abertura dos Jogos Paralímpicos
    1:16

    País

    O primeiro-ministro está no Rio de Janeiro para a abertura dos Jogos Paralímpicos, que decorre no estádio do Maracanã. António Costa chegou esta quarta-feira à cidade, após dois dias de visita a São Paulo, onde visitou o real Gabinete de Leitura português.

  • "Só tive tempo de avisar o meu sogro e o meu marido e disse: corram!"
    2:17
  • Drone inglês evita execução do Daesh na Síria
    2:08

    Mundo

    A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

  • "Atrás das Câmaras" em Fátima
    2:48
  • Como fazer negócios no mercado dos leilões
    7:15
  • PS quer reconquistar poder em Vila Viçosa
    2:06

    Autárquicas 2017

    Ana Catarina Mendes insistiu na ideia de que o PSD escolheu um modo perigoso de fazer campanha, ao insistir nas críticas à lei da imigração. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, esteve esta quarta-feira em campanha no distrito de Évora.

  • Troca de argumentos entre Medina e Cristas marca campanha em Lisboa
    2:34

    Autárquicas 2017

    Esta quarta-feira o dia de campanha em Lisboa ficou marcado por uma troca de argumentos entre Fernando Medina e Assunção Cristas. O atual presidente da Câmara acusa a candidata do CDS de não respeitar os lisboetas por admitir que pode não exercer o cargo de vereadora até ao fim do mandato. Já Assunção Cristas garante que se for eleita cumpre o mandato até ao fim.

  • "Não toleramos ameaças de ninguém"
    2:13
  • Número de tartarugas marinhas está a aumentar

    Mundo

    O número de tartarugas marinhas está a crescer, levando investigadores a considerar que os esforços para salvar estes animais são uma "história de sucesso da conservação global", indica um estudo divulgado esta quarta-feira.

  • Tubarões vivem mais tempo do que se pensava

    Mundo

    Uma revisão de dados sobre avaliação da idade dos tubarões revela que muitas espécies têm maior longevidade do que se pensava, o que poderá obrigar a uma revisão dos planos de conservação das mais ameaçadas.

  • Como mudar um templo com 135 anos e 2 mil toneladas... de lugar

    Mundo

    Um templo budista do século XIX é um dos mais populares em Xangai, na China. Visitado diariamente por milhares de pessoas, precisava de ser relocalizado para evitar que uma tragédia acontecesse. E mesmo pesando cerca de duas mil toneladas, a missão acabou por se provar possível.

  • Casal morre com horas de diferença depois de 75 anos de casamento

    Mundo

    George e Jean Spear morreram no passado dia 15 de setembro, no hospital de Queensway Carleton, em Ottawa (Canadá), depois de terem celebrado 75 anos de casamento em agosto. A britânica de 94 anos conheceu o candaniano em 1941, num salão de bailes, em Londres. George Spear servia as Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial.

    SIC