sicnot

Perfil

Rio 2016

Uma campeã europeia e um medalhado de Londres disputam finais

© Sergio Moraes / Reuters

Portugal vai marcar hoje presença em, pelo menos, três finais de atletismo, dos Jogos Paralímpicos Rio2016, numa das quais participará Lenine Cunha, medalha de bronze há quatro anos em Londres.


Às 10:48 locais (14:48 em Lisboa), Lenine Cunha, de 33 anos, vai disputar a final do salto em comprimento F20, para atletas com deficiência intelectual, depois de em Londres2012 a marca de 6,95 lhe ter garantido o bronze.

Pouco depois, entra na pista do Estádio Engenhão a velocista Carolina Duarte, para a final dos 100 metros T13 (deficiência visual), distância na qual é campeã europeia.

No atletismo, a manhã 'portuguesa' nos Jogos Rio2016 fecha com a participação de Nuno Alves nas eliminatórias dos 1.500 T11 (deficiência visual), e à tarde Graça Fernandes participa na final do salto em comprimento T38 (deficiência motora).

No Centro Olímpico de Tiro, o atirador Adelino Rocha participa nas eliminatórias de pistola de precisão a 25 metros, podendo garantir presença nas fases decisivas da competição, que se disputam durante a tarde.

No boccia, prosseguem as competições coletivas, num dia decisivo para a passagem às fases seguintes das provas de pares BC3 e BC4 e de equipas BC1/BC2.

Representado por 37 atletas, que competem em sete modalidades, Portugal conquistou na sexta-feira a primeira medalha nos Jogos Paralímpicos, com Luís Gonçalves a arrecadar o bronze nos 400 metros T12 (deficiência visual).

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • IPSS despejada nos Açores
    2:25

    País

    A IPSS Aurora Social, de Ponta Delgada, nos Açores, foi notificada pelo tribunal a abandonar a cozinha onde, há mais de 20 anos, fornece comida a quem mais precisa. A decisão judicial partiu de uma queixa dos moradores e põe em causa os postos de trabalho de 13 funcionárias, a maioria com deficiência. Há dois anos que a Secretaria Regional de Solidariedade Social dos Açores tenta encontrar uma alternativa à cozinha, que tem licença da câmara.

  • Pais revoltados com transporte de crianças do Mogadouro
    4:14

    País

    Os pais dos alunos de algumas aldeias de Mogadouro estão preocupados com a falta de segurança do transporte dos filhos para a escola, na sede de concelho. Os pais contestam o autocarro degradado, que avaria com frequência, e a falta de cintos de segurança em percursos rurais com dezenas de quilómetros.

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15
  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.