sicnot

Perfil

Rio 2016

Uma campeã europeia e um medalhado de Londres disputam finais

© Sergio Moraes / Reuters

Portugal vai marcar hoje presença em, pelo menos, três finais de atletismo, dos Jogos Paralímpicos Rio2016, numa das quais participará Lenine Cunha, medalha de bronze há quatro anos em Londres.


Às 10:48 locais (14:48 em Lisboa), Lenine Cunha, de 33 anos, vai disputar a final do salto em comprimento F20, para atletas com deficiência intelectual, depois de em Londres2012 a marca de 6,95 lhe ter garantido o bronze.

Pouco depois, entra na pista do Estádio Engenhão a velocista Carolina Duarte, para a final dos 100 metros T13 (deficiência visual), distância na qual é campeã europeia.

No atletismo, a manhã 'portuguesa' nos Jogos Rio2016 fecha com a participação de Nuno Alves nas eliminatórias dos 1.500 T11 (deficiência visual), e à tarde Graça Fernandes participa na final do salto em comprimento T38 (deficiência motora).

No Centro Olímpico de Tiro, o atirador Adelino Rocha participa nas eliminatórias de pistola de precisão a 25 metros, podendo garantir presença nas fases decisivas da competição, que se disputam durante a tarde.

No boccia, prosseguem as competições coletivas, num dia decisivo para a passagem às fases seguintes das provas de pares BC3 e BC4 e de equipas BC1/BC2.

Representado por 37 atletas, que competem em sete modalidades, Portugal conquistou na sexta-feira a primeira medalha nos Jogos Paralímpicos, com Luís Gonçalves a arrecadar o bronze nos 400 metros T12 (deficiência visual).

Lusa

  • Lei existe há quatro anos mas não tem regulamentação
    2:03
  • Denúncia de maus tratos a cães no canil municipal de Elvas
    2:24

    País

    O Grupo de Intervenção e Resgate Animal denunciou nas redes sociais alegados maus tratos a animais no canil municipal de Elvas. As imagens mostram uma cadela com uma corda ao pescoço. A autarquia abriu um inquérito para averiguar o caso, suspendendo também o trabalho dos voluntários no canil.

  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Ovibeja aposta este ano na internacionalização da agricultura
    2:07

    País

    A Ovibeja começou esta quinta-feira e este ano aposta na internacionalização dos produtos agrícolas do Alentejo. Centenas de expositores esgotam o certame, que é uma monstra da agricultura portuguesa. António Costa, na sexta-feira, e Marcelo Rebelo de Sousa, no sábado, são alguns dos políticos com a presença marcada em Beja.

  • Estados Unidos vão reforçar as sanções à Coreia do Norte
    1:31

    Mundo

    Washington pretende também investir nos esforços diplomáticos para que Pyongyang ponha fim aos programas nucleares e de mísseis. A nova estratégia de Donald Trump foi anunciada quarta-feira à noite. A força aérea norte-americana testou esta quarta-feira um míssil de longo-alcance que percorreu 6800 quilómetros sobre o Pacífico a partir de uma base na Califórnia.

  • Le Pen vai à pesca
    0:35

    Eleições França 2017

    Marine Le Pen, candida à presidência de França fez esta quinta-feira uma "pausa" na campanha eleitoral e aproveitou para ir à pesca. A candidata navegou num barco de pesca no Mediterrâneo.