sicnot

Perfil

Rio 2016

Uma campeã europeia e um medalhado de Londres disputam finais

© Sergio Moraes / Reuters

Portugal vai marcar hoje presença em, pelo menos, três finais de atletismo, dos Jogos Paralímpicos Rio2016, numa das quais participará Lenine Cunha, medalha de bronze há quatro anos em Londres.


Às 10:48 locais (14:48 em Lisboa), Lenine Cunha, de 33 anos, vai disputar a final do salto em comprimento F20, para atletas com deficiência intelectual, depois de em Londres2012 a marca de 6,95 lhe ter garantido o bronze.

Pouco depois, entra na pista do Estádio Engenhão a velocista Carolina Duarte, para a final dos 100 metros T13 (deficiência visual), distância na qual é campeã europeia.

No atletismo, a manhã 'portuguesa' nos Jogos Rio2016 fecha com a participação de Nuno Alves nas eliminatórias dos 1.500 T11 (deficiência visual), e à tarde Graça Fernandes participa na final do salto em comprimento T38 (deficiência motora).

No Centro Olímpico de Tiro, o atirador Adelino Rocha participa nas eliminatórias de pistola de precisão a 25 metros, podendo garantir presença nas fases decisivas da competição, que se disputam durante a tarde.

No boccia, prosseguem as competições coletivas, num dia decisivo para a passagem às fases seguintes das provas de pares BC3 e BC4 e de equipas BC1/BC2.

Representado por 37 atletas, que competem em sete modalidades, Portugal conquistou na sexta-feira a primeira medalha nos Jogos Paralímpicos, com Luís Gonçalves a arrecadar o bronze nos 400 metros T12 (deficiência visual).

Lusa

  • Jovem que morreu numa estância de esqui em Espanha sofreu um aneurisma
    1:26
  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira