sicnot

Perfil

Rio 2016

Organização dos Paralímpicos repreende corredor etíope por protesto político

O atleta etíope Tamiru Demisse, medalha de ouro nos 1.500 metros dos Jogos Paralímpicos Rio2016, foi repreendido devido ao protesto que protagonizou contra o seu Governo, anunciou o comité organizador da competição.

O corredor cego, de 22 anos, cruzou as mãos acima da cabeça, como se estivesse algemado, após passar a linha de chegada da prova que venceu, um gesto utilizado pelos seus compatriotas nas manifestações antigovernamentais, violentamente reprimidas na Etiópia, e por outro atleta daquele país africano, o maratonista Feyisa Lilesa, durante os Jogos Olímpicos, em agosto.

O gesto foi considerado "desajustado" pelo Comité Paralímpico Internacional (IPC), conforme declarou o seu presidente Philipe Craven: "Dissemos claramente, esta manhã, que as manifestações políticas não são aceites durante os Jogos".

O governo etíope fez saber, no caso de Lilesa, que não seria molestado pelo seu gesto, mas o agente de Lilesa afirmou hoje, citado pela agência France Press, que "ele não voltará" ao seu país.

Lusa

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC