sicnot

Perfil

Rio 2016

Ciclistas portugueses estreiam-se hoje no contrarrelógio

Os ciclistas Luís Costa e Telmo Pinão estreiam-se hoje na prova de contrarrelógio dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, no mesmo dia em que começam as decisões nas competições individuais de boccia.

Telmo Pinão, que utiliza uma bicicleta normal parte para a estrada às 8:03 (12:03), enquanto Luís Costa, que compete numa 'handbike' na qual pedala com os braços, sai para o contrarrelógio - com partida e chegada à zona do Pontal - às 9:22 (13:22 em Lisboa).

Os dois ciclistas, ambos estreantes em competições paralímpicas, vão ainda disputar nos Jogos Rio2016 a prova de estrada.

No boccia, modalidade na qual Portugal já conquistou no Rio de Janeiro uma medalha de bronze na prova por equipas BC1/BC2, prosseguem as 'poules' das competições individuais.

Na piscina, Joana Calado, que regressa aos Jogos Paralímpicos oito anos depois de ter estado em Pequim, então com apenas 16 anos, nada às 09:34 (13:34) as eliminatórias dos 100 metros bruços SB8, cuja final está agendada para a tarde.

No centro olímpico de tiro, no Deodoro, Adelino Rocha disputa as eliminatórias de pistola a 50 metros, depois de ter sido 27.º nas eliminatórias de pistola a 10 metros e 30.º na prova de pistola a 25 metros.

No estádio Engenhão, Graça Fernandes participa às 11:17 (15:17) na final dos 400 metros T38 (deficiência motora).

Portugal está representado nos Jogos Paralímpicos por 37 atletas, que competem em sete modalidades, tendo até hoje conquistado duas medalhas de bronze, uma no atletismo e outra no boccia.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.