sicnot

Perfil

Rio 2016

Ciclistas portugueses estreiam-se hoje no contrarrelógio

Os ciclistas Luís Costa e Telmo Pinão estreiam-se hoje na prova de contrarrelógio dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, no mesmo dia em que começam as decisões nas competições individuais de boccia.

Telmo Pinão, que utiliza uma bicicleta normal parte para a estrada às 8:03 (12:03), enquanto Luís Costa, que compete numa 'handbike' na qual pedala com os braços, sai para o contrarrelógio - com partida e chegada à zona do Pontal - às 9:22 (13:22 em Lisboa).

Os dois ciclistas, ambos estreantes em competições paralímpicas, vão ainda disputar nos Jogos Rio2016 a prova de estrada.

No boccia, modalidade na qual Portugal já conquistou no Rio de Janeiro uma medalha de bronze na prova por equipas BC1/BC2, prosseguem as 'poules' das competições individuais.

Na piscina, Joana Calado, que regressa aos Jogos Paralímpicos oito anos depois de ter estado em Pequim, então com apenas 16 anos, nada às 09:34 (13:34) as eliminatórias dos 100 metros bruços SB8, cuja final está agendada para a tarde.

No centro olímpico de tiro, no Deodoro, Adelino Rocha disputa as eliminatórias de pistola a 50 metros, depois de ter sido 27.º nas eliminatórias de pistola a 10 metros e 30.º na prova de pistola a 25 metros.

No estádio Engenhão, Graça Fernandes participa às 11:17 (15:17) na final dos 400 metros T38 (deficiência motora).

Portugal está representado nos Jogos Paralímpicos por 37 atletas, que competem em sete modalidades, tendo até hoje conquistado duas medalhas de bronze, uma no atletismo e outra no boccia.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.