sicnot

Perfil

Rio 2016

Portugal representado em finais no ciclismo e no atletismo nos Paralímpicos

© Ricardo Moraes / Reuters

O português Luís Costa disputa hoje nos Jogos Paralímpicos Rio2016 a prova de estrada H5, categoria destinada a ciclistas que competem em 'handbikes' e da qual é líder da classificação mundial.


Depois de na quarta-feira ter sido oitavo no contrarrelógio, o ciclista português, que pedala com as mãos, assumiu a ambição de terminar entre os cinco primeiros, numa prova com início marcado para as 9:30 (13:30 em Lisboa).

No boccia, Portugal estará representado nos quartos de final das quatro classes das competições individuais, com António Marques, em BC1, Abílio Valente, em BC2, José Macedo, em BC3, e Pedro Clara, na categoria BC4.

No atletismo, Ana Filipe e Érica Gomes disputam a final do salto em comprimento T20, para atletas com deficiência intelectual, e Odete Fiuza participa nas eliminatórias dos 1.500 metros T11 (deficiência visual).

Na piscina, Simone Fragoso nada as eliminatórias dos 200 metros estilos S5, depois de não ter conseguido marcar presença nas finais dos 50 metros costas e mariposa.

No torneio equestre, Ana Mota Veiga participa na prova individual grau IA, para atletas com paralisia cerebral.

Portugal está representado nos Jogos Paralímpicos Rio2016 por 37 atletas, tendo até hoje conquistado duas medalhas de bronze, uma no atletismo e outra no boccia por equipas.

Lusa

  • Kikas faz história
    1:22
  • Madonna está outra vez em Lisboa 😲
    0:59
  • Hindus pedem a troca de nome da cerveja brasileira Brahma

    Mundo

    Um grupo de hindus pediu a mudança da marca de cerveja Brahma, propriedade da multinacional cervejeira Anheuser-Busch InBev, com sede em Lovaina, na Bélgica, argumentando que é inapropriado uma bebida alcoólica ter o nome que um deus hindu.

  • Manuais oferecidos aos alunos do 1.º ano não podem ser reutilizados
    2:42

    País

    As escolas querem que sejam devolvidos aos alunos os manuais do 1.ºo ano que foram dados gratuitamente pelo Estado para serem reutilizados nos próximos anos. A Associação de Diretores de Agrupamentos diz que os livros estão praticamente todos em bom estado, mas da forma como são feitos pelas editoras é impossível voltar a usá-los. As escolas querem que o Executivo chegue a um entendimento com as editoras para conceber manuais reutilizáveis.

  • Portugal com 3.ª maior dívida pública da UE

    Economia

    A dívida pública recuou, em termos homólogos, na zona euro e na União Europeia (UE), no primeiro trimestre, tendo Portugal registado a terceira maior dos 28 (130,5%), depois da Grécia e de Itália, divulga hoje o Eurostat.