sicnot

Perfil

Rio 2016

Justiça brasileira desiste de processo contra nadador norte-americano Lochte

A justiça brasileira desistiu do processo de "falsa denúncia de crime" contra o nadador norte-americano Ryan Lochte, que alegou ter sido vítima de um assalto à margem dos Jogos Olímpicos Rio2016, segundo o seu advogado.

"Estamos contentes com a decisão do tribunal que acabou por fechar o processo sem mais contra Lochte, reconhecendo que não cometeu nenhum crime", explicou ao USA Today, citado pela AFP, o advogado do atleta, Jeff Ostrow, acrescentando que "foi um ano longo mas, no final, prevaleceu a justiça".

Lochte e os seus colegas de equipa Gunnar Bentz, Jack Conger e James Feigen, todos vencedores de medalhas de ouro no Jogos Olímpicos do ano passado, na cidade brasileira do Rio de Janeiro, disseram ter sido assaltados por falsos polícias a 14 de agosto, quando entravam num táxi na cidade olímpica depois de uma noite de festa.

No entanto, na realidade, ao regressarem de uma festa nesse dia, danificaram um posto de abastecimento de combustível e envolveram-se numa confusão com os seguranças do espaço. Após o incidente, os nadadores informaram a polícia de que tinham sido vítimas de um assalto mas, mais tarde, as autoridades desmontaram essa versão na sequência de investigações.

Ryan Lochte, que soma um total de 12 medalhas olímpicas, esteve suspenso por 10 meses pelo Comité Olímpico dos Estados Unidos, até 30 de junho último, ficando de fora dos Mundiais, que estão a ser disputados em Budapeste.

Lusa

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar diretamente a polémica em torno da lista das vítimas mortais de Pedrógão Grande, mas recorreu às cheias de 1967 para lembrar como as tragédias eram tratadas no tempo da ditadura. O Presidente da República defendeu que não é possível esconder a dimensão de uma tragédia num regime democrático. Há 50 anos, Marcelo Rebelo de Sousa acompanhou de perto a forma como o regime tentou esconder a verdadeira dimensão do incidente.

  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • À descoberta de Dago, o destroço mais visitado em mergulho de profundidade
    13:51
  • Uma viagem aérea pela aldeia histórica de Monsanto
    0:50
  • "Comecei por ajudar uma família que me pediu um plástico para se proteger"
    4:51
  • Quase três mil toneladas de plástico ameçam tartarugas no Mediterrâneo
    2:35

    Mundo

    O Mar Mediterrâneo está sob a ameaça de se tornar uma lixeira com três mil toneladas de plástico a flutuarem entre a Europa e África. Há milhões de turistas a nadarem nestas águas e há espécies marinhas que já estão em perigo. No Chipre, os cientistas estão a tentar proteger tartarugas, cuja alimentação já é quase totalmente de plástico.

  • Deputado da Malásia diz que negar sexo ao marido é uma forma de abuso

    Mundo

    Um deputado malaio tem sido alvo de algumas críticas na internet, depois de ter dito que negar sexo a maridos é uma forma de abuso psicológico e emocional por parte das mulheres. As declarações de Che Mohamad Zulkifly Jusoh foram feitas durante um debate sobre as alterações às leis de violência doméstica, na quarta-feira.

    SIC