sicnot

Perfil

Rock in Rio Lisboa

Rock in Rio Lisboa

Rock in Rio

Edição Lisboa 2016 do Rock in Rio em números

O Parque da Bela Vista acolhe, a partir de quinta-feira, a sétima edição do Rock in Rio Lisboa, durante a qual haverá mais de cem atuações musicais, ao longo de 12 horas por dia.

O festival decorre em dois momentos: na quinta e na sexta-feira e nos dias 27, 28 e 29 de maio, com as portas a abrirem às 16:00 e a encerrarem às 04:00, à exceção do último dia, em que a abertura e encerramento acontecem uma hora mais cedo.

O Parque da Bela Vista é um recinto arborizado e com um anfiteatro natural com cerca de 200 mil metros quadrados, entre área técnica e área utilizada pelos espetadores, e com capacidade para cerca de 90 mil pessoas.

No recinto foram instalados cinco palcos, entre os quais o Palco Mundo, de costas para o Rio Tejo, com 2.100 metros quadrados, 250 mil watts e mais de 300 projetores. Neste palco, com cerca de 400 toneladas, 300 de estrutura e cem de equipamento, atuarão artistas e bandas como Bruce Springsteen, Queen, Maroon 5, Hollywood Vampires, Korne, Ariana Grande e Avicii.

Num dos palcos, o da Eletrónica, está uma das novidades desta edição: uma piscina, onde serão realizadas festas, animadas por vários DJ.

Durante os cinco dias, a "cidade do Rock" terá um centro médico, um posto de saúde e um posto da Proteção Civil, que congrega a PSP, a Prosegur e bombeiros. Outra novidade este ano é o Centro de Controlo Operacional, que concentra no mesmo espaço várias entidades para visionar as imagens do recinto em tempo real.

Como o Rock in Rio é, no entender da organização, um "parque temático", no recinto foi montado um "slide", com 150 metros de distância, uma roda gigante com 30 cabines e capacidade para 120 pessoas, e uma montanha russa com 300 metros de comprimento. Haverá também mais de 15 espaços de restauração, incluindo cozinha de autor.

No recinto trabalham cerca de nove mil pessoas (entre produção, fornecedores, equipas de artistas, patrocinadores) e estão acreditados cerca de 600 jornalistas.

O Rock in Rio aconteceu pela primeira vez em 1985 - as celebrações dos trinta anos terminam em Lisboa -, tendo chegado em 2004 a Portugal, realizando-se desde então nos anos pares.

De acordo com a organização, mais de sete milhões de pessoas e 1.200 artistas passaram pelos Rock in Rio do mundo inteiro.

Lusa

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • "A Venezuela sofreu um Madurazo"
    0:32
  • "Leiam os meus lábios. Não!"
    0:12

    Mundo

    Vladimir Putin participou esta quinta-feira numa conferência, no Ártico. Questionado sobre se a Rússia tinha interferido nas últimas eleições dos Estados Unidos da América, o Presidente voltou a negar qualquer interferência, com uma frase que pensava pertencer a Ronald Reagan, mas que na verdade foi proferida por George Bush.

  • A provocação de Juncker a Trump
    0:40

    Mundo

    Jean-Claude Juncker lançou esta quinta-feira uma provocação a Donald Trump. No último dia do congresso do PPE, o presidente da Comissão Europeia disse que, se Trump incentivar outros países a sair da União Europeia, ele próprio vai apoiar a independência do Ohio e do Texas