Rock in Rio recebeu 329 mil pessoas na edição deste ano
30.05.2016 19h00
A edição deste ano do festival de música Rock in Rio em Lisboa juntou 329 mil pessoas, com o passado sábado a ser o mais concorrido, com 85 mil, segundo dados divulgados hoje pela organização.

O Rock in Rio decorreu nos dias 19 e 20 deste mês e, depois, a 27, 28 e 29 (terminou na última madrugada), no Parque da Bela Vista, em Lisboa. No sábado, quando a banda norte-americana Maroon 5 atuou no palco principal, foram registados 85 mil visitantes. No dia 20, com Queen e Adam Lambert, foram 74 mil visitantes, e o primeiro dia, com Bruce Springsteen registou 67 mil.
Nos dias menos concorridos atuaram Hollywood Vampires, com 56 mil fãs, e Avicci, na última noite, com apenas 47 mil.
Naquela que foi a sétima edição do festival, em Lisboa, outros números que a marcaram dizem respeito a comidas e bebidas, tudo em milhares, como contabiliza a organização no comunicado de hoje. Só de cerveja foram vendidos 145 mil litros, seguindo-se 80 mil litros de água e 60 mil litros de refrigerantes.
Nos cinco dias, foram consumidas 12 mil bifanas, 750 quilos de pão, 19 mil pacotes de batatas fritas, 240 quilos de salmão, 600 quilos de atum e 400 de fruta.
E porque o Rock in Rio é também local de diversão, 32 mil pessoas andaram na roda gigante instalada no alto do Parque e mais de três mil fizeram "slide".
Ainda segundo outros números, foram distribuídos 40 mil sofás, oferta do principal patrocinador do evento (Vodafone), mais 60 por cento face à edição anterior, duas mil pessoas dançaram por dia nos palcos de um dos produtos da marca, que em colaboração com a organização do festival, criou inovações tecnológicas no recinto, nomeadamente as chamadas "smart toilet".
Instalando sensores em cada casa de banho, foi possível identificar e anunciar os locais com mais oferta e assim encaminhar as pessoas. E, segundo dados fornecidos pela empresa, concluiu-se que o tempo médio de utilização foi de um minuto, aumentando em relação às casas de banho com espelho.
Com mais de 300 mil pessoas no recinto registaram-se "apenas 500 ocorrências com atendimento de saúde", nenhuma delas grave, e em termos de segurança apenas há relatos de pequenos conflitos entre grupos.
A organização do Rock in Rio anunciou recentemente o projeto Amazonia Live, com o objetivo de plantar árvores na Amazónia, tendo os portugueses contribuído para a plantação de 35 mil árvores, segundo os números divulgados no festival.
O Rock in Rio foi criado em 1985, pelo brasileiro Roberto Medina. Em 2004, realizou-se pela primeira vez em Portugal e, desde aí, voltou a Lisboa de dois em dois anos, estando já marcada uma nova edição para 2018.
Entre Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos já foram organizadas 17 edições, pelas quais passaram 8,5 milhões de pessoas.
Lusa
Relacionados
- 2:49
Puth e Sprinsgteen, os antigos vizinhos que atuaram no Rock in Rio
Na última noite de Rock in Rio, foi também noite de estreia em Portugal. Charlie Puth atou pela primeira vez em Portugal e pisou pela primeira vez o Palco Mundo. O músico conversou com a SIC sobre a carreira e também sobre Bruce Sprinsgteen. Charlie Puth confessa que já foi vizinho do cantor que também atuou na cidade do Rock.
- 3:44
Avicii fechou a 7ª edição do Rock in Rio
O DJ sueco Avicii fechou a sétima edição do Rock in Rio Lisboa, no Palco Mundo. O último dia ficou ainda marcado pela segunda atuação de Ivete Sangalo que subiu ao palco para substituir Ariana Grande, que cancelou a presença por motivos de doença.
- 1:52
Fãs de Ariana Grande desiludidos com o cancelamento do concerto
O último dia de Rock in Rio fica marcado por uma alteração de última hora no alinhamento dos concertos do Palco Mundo. Ariana Grande cancelou o espetáculo por motivos de saúde e foi substiutida por Ivete Sangalo, que já ontem tinha atuado no Parque da Bela Vista. O DJ sueco Aviccii é o cabeça de cartaz.
- 2:12
Visitantes do Rock in Rio vivem experiência a 360 graus pela primeira vez
A cidade do Rock recebeu cerca de 200 mil pessoas nos primeiros dias da sétima edição do festival em Portugal. Mas este ano os visitantes têm a oportunidade de viver uma nova experiência a 360 graus.
-
Ivete Sangalo pede desculpa em 360º
Ivete Sangalo pediu desculpa aos fãs de Ariana Grande pela ausência da cantora que cancelou o espetáculo em Lisboa, por motivos de saúde. A artista brasileira falou em nome da organização do Rock in Rio e agradeceu o apoio do público nesta sua segunda atuação na sétima edição do festival.
Na Homepage
-
Fêmea de lince-ibérico morre atropelada perto de Olhão
Uma fêmea de lince-ibérico, de dois anos, foi encontrada morta, com sinais de atropelamento, na A22, próximo de Olhão, anunciou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
20.04.2018 às 7h14
-
Hoje é notícia
O PSD leva a debate parlamentar a reprogramação do atual quadro comunitário, desafiando os partidos a pronunciarem-se sobre a proposta inicial do Governo, que considera "não servir o país". Os parceiros sociais e o Governo reúnem-se na Concertação Social para discutirem o Programa Nacional de Reformas. O Sporting de Braga procura alcançar o Sporting no 3º lugar da I Liga, ao defrontar o Marítimo na abertura da 31.ª jornada.
20.04.2018 às 8h30
- 2:09
-
Costa anuncia aumento do salário mínimo em 2019
O secretário-geral do PS considerou que o seu Governo derrubou o mito de que a competitividade económica se faz com baixos salários e frisou que o salário mínimo nacional vai voltar a aumentar em 2019.
19.04.2018 às 23h12
- 1:19
Ministro não se compromete com subsídio de desemprego para recibos verdes
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social não se compromete com o subsídio de desemprego para trabalhadores a recibos verdes. Vieira da Silva diz no entanto que é um dossiê que está em cima da mesa e que vai ser discutido em Conselho de Ministros.
19.04.2018 às 22h06
- 1:16
Partidos questionam prioridades do Governo após reposição de 5% dos salários
Bloco e PCP pedem esclarecimentos ao Governo sobre a intenção de repor 5% dos salários dos membros dos gabinetes políticos. Já o CDS não concorda com a medida e diz mesmo que não é adequada à situação do país.
19.04.2018 às 19h25
- 0:48
É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".
19.04.2018 às 22h14
-
Senado aprova à tangente novo diretor da NASA
O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.
20.04.2018 às 9h06
- 7:21
- 3:01
Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
Dezassete anos depois, Lisboa vai ter as primeiras salas de consumo assistido, vulgarmente conhecidas como salas de chuto. O objetivo é apoiar os mais de 1400 toxicodependentes sinalizados e evitar a propagação de doenças.
19.04.2018 às 21h46
-
"Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"
A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.
19.04.2018 às 20h31
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.