sicnot

Perfil

Shimon Peres 1923-2016

Shimon Peres 1923-2016

Shimon Peres 1923-2016

Israel "perdeu um pai" cuja herança será sempre lembrada

O presidente do Parlamento Europeu (PE), Martin Schulz, salientou hoje que o povo israelita "perdeu um pai" com a morte de Shimon Peres, um marco na história do país que deixou uma herança que será sempre lembrada.

"Hoje, o povo israelita perdeu um pai e um marco na paisagem política e ma história do país. Partilhamos a sua dor", disse Schulz num comunicado.

A "imensa herança" do ex-primeiro-ministro e Presidente de Israel nunca será esquecida e continuará a inspirar aqueles que acreditam na diplomacia, no diálogo e na reconciliação", acrescentou.

O presidente do PE saudou ainda "a memória de um estadista excepcional e visionário: um verdadeiro defensor da segurança, paz e dignidade", lembrando que o líder israelita tinha "uma visão para o Médio Oriente" e acreditava na paz" com os palestinianos e "os países árabes vizinhos".

Shimon Peres sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) a 13 de setembro e encontrava-se hospitalizado desde então.

Peres era o último sobrevivente da geração dos "pais fundadores" de Israel e foi um dos principais artesãos dos acordos de Oslo, assinados com os palestinianos em 1993, o que lhe valeu a atribuição do Nobel da Paz em 1994.

Shimon Peres ocupou quase todos os mais importantes cargos políticos em Israel - ministro de várias pastas em vários governos, primeiro-ministro interino, primeiro-ministro e Presidente (2007-2014).

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.