sicnot

Perfil

Shimon Peres 1923-2016

Shimon Peres 1923-2016

Shimon Peres 1923-2016

Obama chega a Israel para assistir a funeral de Shimon Peres

© Kevin Lamarque / Reuters

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou hoje a Israel, onde irá assistir ao funeral do ex-chefe de Estado israelita e Nobel da Paz, Shimon Peres.

Barack Obama figura entre os líderes de todo o mundo que vão marcar presença no funeral que se realiza hoje no cemitério do Monte Herzl.

O avião presidencial Air Force One, que também transportou o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, aterrou por volta das 08:00 (06:00 em Lisboa) no aeroporto internacional Ben Gourion, a uma dezena de quilómetros a leste de Telavive.

À frente de uma delegação composta por mais de 30 altos funcionários norte-americanos, Obama vai encerrar, com um discurso, as cerimónias fúnebres de Shimon Peres, que morreu na quarta-feira aos 93 anos.

Obama vai ser -- a par com o ex-presidente norte-americano Bill Clinton -- o único chefe de Estado a pronunciar um discurso na cerimónia.

Segundo as listas divulgadas pelo Centro Peres para a Paz e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel devem assistir ao funeral pelo menos 24 chefes de Estado e dez chefes de Governo de todo o mundo.

Nas obséquias vão marcar presença nomeadamente o rei Felipe VI de Espanha, os presidentes do México, França, Alemanha, respetivamente, Enrique Peña Nieto, Joachim Gauck, François Hollande, o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi, o príncipe Carlos de Inglaterra e o Grão-duque de Luxemburgo Henrique.

O presidente da Autoridade Nacional da Palestina, Mahmud Abas, e representantes dos países árabes como Jordânia, Marrocos, Egito, Omã e Bahrein também vão estar no último adeus a Shimon Peres.

Portugal estará representado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

O ex-presidente de Israel e Nobel da Paz Shimon Peres morreu na quarta-feira, depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) a 13 de setembro que o deixou hospitalizado desde então.

Peres era o último sobrevivente da geração dos "pais fundadores" de Israel e foi um dos principais artesãos dos acordos de Oslo, assinados com os palestinianos em 1993, o que lhe valeu a atribuição do Nobel da Paz em 1994.

Shimon Peres ocupou quase todos os mais importantes cargos políticos em Israel - ministro de várias pastas em vários governos, primeiro-ministro interino, primeiro-ministro e presidente (2007-2014).

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC