sicnot

Perfil

Shimon Peres 1923-2016

Shimon Peres 1923-2016

Shimon Peres 1923-2016

Obama chega a Israel para assistir a funeral de Shimon Peres

© Kevin Lamarque / Reuters

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou hoje a Israel, onde irá assistir ao funeral do ex-chefe de Estado israelita e Nobel da Paz, Shimon Peres.

Barack Obama figura entre os líderes de todo o mundo que vão marcar presença no funeral que se realiza hoje no cemitério do Monte Herzl.

O avião presidencial Air Force One, que também transportou o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, aterrou por volta das 08:00 (06:00 em Lisboa) no aeroporto internacional Ben Gourion, a uma dezena de quilómetros a leste de Telavive.

À frente de uma delegação composta por mais de 30 altos funcionários norte-americanos, Obama vai encerrar, com um discurso, as cerimónias fúnebres de Shimon Peres, que morreu na quarta-feira aos 93 anos.

Obama vai ser -- a par com o ex-presidente norte-americano Bill Clinton -- o único chefe de Estado a pronunciar um discurso na cerimónia.

Segundo as listas divulgadas pelo Centro Peres para a Paz e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel devem assistir ao funeral pelo menos 24 chefes de Estado e dez chefes de Governo de todo o mundo.

Nas obséquias vão marcar presença nomeadamente o rei Felipe VI de Espanha, os presidentes do México, França, Alemanha, respetivamente, Enrique Peña Nieto, Joachim Gauck, François Hollande, o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi, o príncipe Carlos de Inglaterra e o Grão-duque de Luxemburgo Henrique.

O presidente da Autoridade Nacional da Palestina, Mahmud Abas, e representantes dos países árabes como Jordânia, Marrocos, Egito, Omã e Bahrein também vão estar no último adeus a Shimon Peres.

Portugal estará representado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

O ex-presidente de Israel e Nobel da Paz Shimon Peres morreu na quarta-feira, depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) a 13 de setembro que o deixou hospitalizado desde então.

Peres era o último sobrevivente da geração dos "pais fundadores" de Israel e foi um dos principais artesãos dos acordos de Oslo, assinados com os palestinianos em 1993, o que lhe valeu a atribuição do Nobel da Paz em 1994.

Shimon Peres ocupou quase todos os mais importantes cargos políticos em Israel - ministro de várias pastas em vários governos, primeiro-ministro interino, primeiro-ministro e presidente (2007-2014).

Lusa

  • Díli decide legislativas em Timor-Leste
    1:48
  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • Norte também quer naturismo e praias de nudistas

    País

    O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal defendeu hoje a criação de praias naturistas legalizadas na região, fazendo a apologia da formação de associações e negando que este seja um destino conservador.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15