sicnot

Perfil

Sismo em Itália

Feridos e colapsos de edifícios após sismo de 6,2 no centro de Itália

Feridos e colapsos de edifícios após sismo de 6,2 no centro de Itália

O sismo de magnitude 6,2 na escala de Richter que sacudiu, esta madrugada, o centro de Itália, provocou feridos e colapsos de edifícios, informaram as autoridades italianas.

O terramoto, que ocorreu às 03:36 (02:36 em Lisboa), a sudeste de Norcia, cidade da província de Perugia, na região da Umbria, teve o epicentro a dez quilómetros de profundidade, de acordo com o USGS, que fez acompanhar o comunicado de um alerta vermelho, sugerindo a ocorrência de eventuais danos significativos.

Testemunhas citadas pelos 'media' italianos da região deram conta do desmoronamento de edifícios.

O sismo -- também sentido na capital de Itália, Roma, a aproximadamente 150 quilómetros de distância -- foi seguido de diversas réplicas, incluindo uma com uma magnitude de 3,9.

Com Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.