sicnot

Perfil

Sismo em Itália

Novo sismo de 4,4 graus e numerosas réplicas após terramoto em Itália

Alessandra Tarantino

Um novo sismo de magnitude 4,4 abalou esta quarta-feira à tarde Itália, com epicentro em Accumoli, mais uma das numerosas réplicas ocorridas após o terramoto de magnitude 6,2 que fez pelo menos 124 mortos no centro do país.

O Instituto Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV) confirmou que depois do sismo desta madrugada, que destruiu aldeias inteiras no centro do país, a atividade sísmica prosseguiu nas últimas horas, com muitas réplicas com magnitude de cerca de 3 graus na escala de Richter.

Mas às 19:45 locais (18:45 em Lisboa), o chão voltou a tremer, causando medo entre as pessoas que se encontram perto das zonas afetadas, mas também nas equipas de salvamento que continuam no meio dos escombros à procura de possíveis sobreviventes.

O INGV confirmou que, após o forte terramoto das 03:36 locais (02:36 de Lisboa), cujo número de vítimas é ainda provisório, dado que há centenas de desaparecidos que poderão estar soterrados, ocorreram mais 159 tremores de terra com magnitude de entre 3 e 4 graus.

Outro dos sismos mais fortes ocorreu às 04:33 locais (03:33 de Lisboa) na zona de Nórcia, Perúgia, com uma magnitude de 5,4 graus.

A região, que sofreu no passado outros terramotos de forte intensidade, situa-se num ponto de alta perigosidade sísmica que percorre o eixo da cadeia montanhosa.

O Instituto de Geofísica acrescentou ainda que a profundidade das réplicas foi pequena, tendo a maioria delas ocorridos nos primeiros dez quilómetros.

Lusa

  • Morreu José Manuel Castello-Lopes

    Cultura

    O empresário de cinema morreu esta quinta-feira aos 86 anos. A notícia da morte foi avançada hoje pela Academia Portuguesa de Cinema na sua página de Facebook.

  • Grupo armado mata 26 cristãos no Egipto
    1:03
  • O "chega p'ra lá" de Trump
    2:35
  • Oliveira Costa "era incompetente para todos os lugares em que eu o vi"
    3:12
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    O caso BPN esteve em destaque no programa Quadratura do Circulo desta quinta-feira. Pacheco Pereira relembrou que os maiores prejuízos são posteriores à nacionalização e responsabiliza José Sócrates. O Jorge Coelho disse que se fez justiça e que é uma prova que o Estado de direito português está a funcionar. Lobo Xavier garantiu também que Oliveira Costa era incompetente por natureza.

  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28

    País

    O Presidente da República promete voltar ao Luxemburgo até ao final do ano, se houver mais 10 mil portugueses recenseados até julho. Marcelo Rebelo de Sousa participou esta quinta-feira na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, que todos os anos recebe milhares de emigrantes portugueses.

    Enviados SIC

  • Álcool é "de longe" a droga mais consumida pelos portugueses

    País

    O álcool é, "de longe", a substância mais consumida pelos portugueses que responderam ao maior inquérito `online` sobre consumo de drogas, com mais de 14% dos homens a descreveram padrões considerados problemáticos, segundo os resultados hoje divulgados.