sicnot

Perfil

Sismo em Itália

Novo sismo de 4,4 graus e numerosas réplicas após terramoto em Itália

Alessandra Tarantino

Um novo sismo de magnitude 4,4 abalou esta quarta-feira à tarde Itália, com epicentro em Accumoli, mais uma das numerosas réplicas ocorridas após o terramoto de magnitude 6,2 que fez pelo menos 124 mortos no centro do país.

O Instituto Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV) confirmou que depois do sismo desta madrugada, que destruiu aldeias inteiras no centro do país, a atividade sísmica prosseguiu nas últimas horas, com muitas réplicas com magnitude de cerca de 3 graus na escala de Richter.

Mas às 19:45 locais (18:45 em Lisboa), o chão voltou a tremer, causando medo entre as pessoas que se encontram perto das zonas afetadas, mas também nas equipas de salvamento que continuam no meio dos escombros à procura de possíveis sobreviventes.

O INGV confirmou que, após o forte terramoto das 03:36 locais (02:36 de Lisboa), cujo número de vítimas é ainda provisório, dado que há centenas de desaparecidos que poderão estar soterrados, ocorreram mais 159 tremores de terra com magnitude de entre 3 e 4 graus.

Outro dos sismos mais fortes ocorreu às 04:33 locais (03:33 de Lisboa) na zona de Nórcia, Perúgia, com uma magnitude de 5,4 graus.

A região, que sofreu no passado outros terramotos de forte intensidade, situa-se num ponto de alta perigosidade sísmica que percorre o eixo da cadeia montanhosa.

O Instituto de Geofísica acrescentou ainda que a profundidade das réplicas foi pequena, tendo a maioria delas ocorridos nos primeiros dez quilómetros.

Lusa

  • Governo prepara projeto para suavizar transição para a reforma
    1:38

    Economia

    O Governo quer suavizar a transição do trabalho para a reforma. A ideia é que essa passagem seja feita gradualmente e não de uma dia para o outro, o que pode ser mais traumático. O projecto prevê a possilidade do trabalhador cumprir meio horário e acumular com meia pensão.

  • Primeiro discurso de Costa na ONU alinhado com o de Guterres

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, proferirá hoje o seu primeiro discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, devendo estar muito alinhado com a agenda política apresentada na terça-feira pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, valorizando o multilateralismo.

  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.