sicnot

Perfil

Sismo em Itália

Portugal "responderá presente" a pedido de apoio de Itália

GUARDIA DI FINANZA PRESS OFFICE / HANDOUT

A ministra da Administração Interna disse que Portugal "responderá presente" a um eventual pedido de apoio de Itália, país onde foi registado um sismo de magnitude de 6,2 na madrugada desta quarta-feira.

"Neste momento Itália ainda não acionou nenhum pedido de ajuda. Naturalmente que, a partir do momento que o acione Portugal responderá presente", afirmou Constança Urbano de Sousa em Sardoal, no distrito de Santarém, à margem de uma visita aos incêndios que se registam naquela região desde terça-feira.

Cerca de 160 réplicas ocorreram no centro de Itália desde o sismo registado na madrugada de hoje, que causou pelo menos 73 mortos, informou o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia italiano.

O terramoto, ocorrido às 03:36 (02:36 em Lisboa), teve uma magnitude de 6,2, segundo o centro norte-americano de monitorização da atividade sísmica mundial USGS, e de 6,0, segundo o Instituto de Geofísica italiano.

Segundo a proteção civil italiana, na sequência do sismo ficaram destruídos dezenas de edifícios e numerosas pessoas estarão presas nos escombros.

Lusa

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.