sicnot

Perfil

Sismo em Itália

Portugal "responderá presente" a pedido de apoio de Itália

GUARDIA DI FINANZA PRESS OFFICE / HANDOUT

A ministra da Administração Interna disse que Portugal "responderá presente" a um eventual pedido de apoio de Itália, país onde foi registado um sismo de magnitude de 6,2 na madrugada desta quarta-feira.

"Neste momento Itália ainda não acionou nenhum pedido de ajuda. Naturalmente que, a partir do momento que o acione Portugal responderá presente", afirmou Constança Urbano de Sousa em Sardoal, no distrito de Santarém, à margem de uma visita aos incêndios que se registam naquela região desde terça-feira.

Cerca de 160 réplicas ocorreram no centro de Itália desde o sismo registado na madrugada de hoje, que causou pelo menos 73 mortos, informou o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia italiano.

O terramoto, ocorrido às 03:36 (02:36 em Lisboa), teve uma magnitude de 6,2, segundo o centro norte-americano de monitorização da atividade sísmica mundial USGS, e de 6,0, segundo o Instituto de Geofísica italiano.

Segundo a proteção civil italiana, na sequência do sismo ficaram destruídos dezenas de edifícios e numerosas pessoas estarão presas nos escombros.

Lusa

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27