sicnot

Perfil

Sismo em Itália

Novo sismo de 4,3 causa mais desabamentos em Amatrice

Um novo sismo de 4,3 na escala de Richter causou hoje mais desabamentos em Amatrice, uma das localidades mais afetadas pelo terramoto de 6,2 graus ocorrido na madrugada de quarta-feira em Itália e que matou 247 pessoas.

O novo sismo, ocorrido às 14:36 (13:36 em Lisboa), segundo o Instituto de Geofísica e Vulcanologia italiano, provocou a derrocada da fachada de um edifício situado junto ao parque de Amatrice, onde existe um alojamento temporário para voluntários que trabalham nas operações de socorro, constatou a agência noticiosa espanhola EFE.

O Instituto de Geofísica italiano divulgou a ocorrência de mais de 470 réplicas desde o sismo de 6,2 graus registado às 03:36 (02:36 em Lisboa) de quarta-feira.

Entre os de maior magnitude estão os ocorridos na quarta-feira às 04:33 (03:00 em Lisboa) na zona de Nórcia, Perúgia, com 5,4 graus, e às 19:45 (18:45 em Lisboa) com epicentro em Accumoli.

O terramoto de 6,2 graus fez 190 mortos na região de Lázio e 57 na de Marcas, figurando como um dos mais mortíferos dos últimos anos em Itália, de acordo com a Proteção Civil italiana.

Lusa

  • "O Governo elegeu o PSD e o CDS-PP como uma espécie de forças do mal"
    1:06

    País

    Pedro Passos Coelho diz que seja quem for o próximo líder do PSD, dificilmente o "radicalismo" do Governo vai permitir que exista diálogo. Depois de António Costa ter dito que a relação com o PSD vai melhorar com a futura liderança, foi a vez de Passos afirmar que foi o Governo que encarou sempre a oposição como uma "força do mal".

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.

  • Panorama BBC revela e analisa documentos dos Paradise Papers
    2:22

    Mundo

    Depois dos Panama Papers chegaram os Paradise Papers, documentos revelados e analisados por dezenas de órgãos de imprensa mundial. Esta noite, na SIC Notícias, o Panorama BBC revela e analisa documentos relacionados com este processo.

    Hoje na SIC Notícias