sicnot

Perfil

Sismo em Itália

Novo sismo de 4,3 causa mais desabamentos em Amatrice

Um novo sismo de 4,3 na escala de Richter causou hoje mais desabamentos em Amatrice, uma das localidades mais afetadas pelo terramoto de 6,2 graus ocorrido na madrugada de quarta-feira em Itália e que matou 247 pessoas.

O novo sismo, ocorrido às 14:36 (13:36 em Lisboa), segundo o Instituto de Geofísica e Vulcanologia italiano, provocou a derrocada da fachada de um edifício situado junto ao parque de Amatrice, onde existe um alojamento temporário para voluntários que trabalham nas operações de socorro, constatou a agência noticiosa espanhola EFE.

O Instituto de Geofísica italiano divulgou a ocorrência de mais de 470 réplicas desde o sismo de 6,2 graus registado às 03:36 (02:36 em Lisboa) de quarta-feira.

Entre os de maior magnitude estão os ocorridos na quarta-feira às 04:33 (03:00 em Lisboa) na zona de Nórcia, Perúgia, com 5,4 graus, e às 19:45 (18:45 em Lisboa) com epicentro em Accumoli.

O terramoto de 6,2 graus fez 190 mortos na região de Lázio e 57 na de Marcas, figurando como um dos mais mortíferos dos últimos anos em Itália, de acordo com a Proteção Civil italiana.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.