sicnot

Perfil

Sismo em Itália

Gata resgatada dos escombros de Amatrice cinco dias depois do sismo

ENPA - Ente Nazionale Protezione Animali (Facebook)

Gioia é a mais recente sobrevivente do terramoto que assolou Amatrice, no centro de Itália. A gata esteve encurralada nos escombros durante cinco dias e foi resgatada com vida pelas equipas de salvamento.

Cinco dias após o terramoto em Itália, Daniela, uma das sobreviventes, tinha já poucas esperanças de encontrar a sua gata de estimação, Gioia.

A gata, cujo nome significa "alegria" em português, estava presa debaixo dos escombros da casa de Daniela, situada em Amatrice, uma das áreas mais afetadas pelo sismo que matou mais de 200 pessoas.

A dona de Gioia pediu aos bombeiros que tentassem encontrar o seu animal de estimação, dizendo-lhes que era tudo o que lhe restava.

ENPA - Ente Nazionale Protezione Animali (Facebook)

Durante as escavações em busca de sobreviventes, um dos bombeiros avistou a gata, que apresentava sinais de profunda desidratação, mas estava viva.

O corpo de bombeiros que atuou no resgate do animal publicou depois um vídeo onde é possível assistir ao resgate da gata, que se encontra agora bem de saúde.

  • "É abusivo falar de fuga ao fisco"
    4:10

    Economia

    Dez mil milhões de euros é o valor de que se fala das transferências para contas offshore, que terão escapado à Autoridade Tributária. O número impressiona, mas é preciso notar que este dinheiro é capital que sai do país e o capital não está sujeito ao pagamento de imposto só porque sai do país. O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro esteve no Jornal da Noite para dar mais explicações sobre o caso.