sicnot

Perfil

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Quase um milhão de crianças nepalesas precisam de ajuda humanitária urgente, alerta UNICEF

Quase um milhão de crianças precisam de ajuda humanitária urgente no Nepal, depois do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, que ocorreu no sábado e fez mais de 3.200 mortos, informou hoje a UNICEF.

reuters

Milhares de crianças estão a dormir na rua depois do sismo, assim como os seus pais, e os riscos de propagação de doenças é elevado, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância.

"Pelo menos 940.000 crianças que vivem nas zonas mais atingidas pelo sismo no Nepal precisam de ajuda humanitária urgente", segundo o comunicado da organização.

"As restrições de acesso à água potável e instalações sanitárias expõem as crianças a doenças que se propagam por via aérea e muitas destas estão separadas das suas famílias", acrescentou a nota.

A UNICEF explicou que mobilizou equipas e vai enviar a Katmandu dois aviões carregados com 120 toneladas de ajuda humanitária, como medicamentos, tendas e cobertores.

O sismo de sábado destruiu numerosos edifícios históricos e as infraestruturas básicas foram muito atingidas.

  • Seca contribui para a redução de nutrientes no mar e está a afetar a pesca
    2:11
  • Francisco George toma posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa

    País

    O ex-diretor-geral da Saúde, Francisco George toma hoje posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Em entrevista à Lusa, manifestou a intenção de criar uma unidade para abastecimento de água potável e redução dos problemas de saneamento em catástrofes como os incêndios deste verão. Além disso, em nome da transparência, vai tornar públicas as contas do organização, incluindo os donativos.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44