sicnot

Perfil

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Quase um milhão de crianças nepalesas precisam de ajuda humanitária urgente, alerta UNICEF

Quase um milhão de crianças precisam de ajuda humanitária urgente no Nepal, depois do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, que ocorreu no sábado e fez mais de 3.200 mortos, informou hoje a UNICEF.

reuters

Milhares de crianças estão a dormir na rua depois do sismo, assim como os seus pais, e os riscos de propagação de doenças é elevado, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância.

"Pelo menos 940.000 crianças que vivem nas zonas mais atingidas pelo sismo no Nepal precisam de ajuda humanitária urgente", segundo o comunicado da organização.

"As restrições de acesso à água potável e instalações sanitárias expõem as crianças a doenças que se propagam por via aérea e muitas destas estão separadas das suas famílias", acrescentou a nota.

A UNICEF explicou que mobilizou equipas e vai enviar a Katmandu dois aviões carregados com 120 toneladas de ajuda humanitária, como medicamentos, tendas e cobertores.

O sismo de sábado destruiu numerosos edifícios históricos e as infraestruturas básicas foram muito atingidas.

  • Explosão em Leicester destrói loja e apartamento

    Mundo

    Uma explosão seguida de incêndio, de causas ainda desconhecidas, este domingo à noite em Leicester, Inglaterra, foi classificada pela polícia local como um "grande incidente", que está a ser encarado como uma "operação de busca e salvamento".

    Em atualização

  • "Vejam a cor da seara: a parte mais amarela é provocada pelo stress"
    2:20
  • Rogério Alves "perplexo" com nomeação de Elina Fraga
    1:52

    País

    O antigo bastonário da Ordem dos Advogados, Rogério Alves, admite que ficou "perplexo" com a escolha de Elina Fraga para vice-presidente do PSD. Em entrevista ao DN e à TSF Rogério Alves acusa a também ex-bastonária de defender sempre o contrário do PSD e de se opor à modernização e simplificação da justiça.

  • "Matavam as crianças a tiro", os relatos de rohingyas que fugiram de Myanmar
    2:02
  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39