sicnot

Perfil

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Sismo de 7,9 no Nepal mata 114 pessoas

O sismo de magnitude 7.9 na escala de Richter que esta manhã abalou o Nepal pode ter provocado vários mortos. Para já, há 114 mortos confirmados, vários feridos e dezenas estão presas nos escombros dos edifícios.

© Navesh Chitrakar / Reuters

As primeiras imagens do local, mostram um grupo de mães e filhos no exterior de uma escola minutos depois do sismo.

Os feridos estão a acorrer aos hospitais da região e há relatos de várias pessoas presas nos escombros de edifícios que colapsaram.

A primeira vítima mortal confirmada, uma adolescente de 15 anos,  morreu depois de ter sido atingida num parque por uma estátua que caiu.

O abalo teve epicentro a cerca de 80 km da capital, Katmandu, mas foi sentido em Nova Deli, na Índia, e no Paquistão.

De acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos o sismo ocorreu por volta do meio-dia, hora local, sete da manhã em Lisboa a uma profundidade de apenas 2 quilómetros.

Testemunhas citadas pelas agências internacionais falam em ruas repletas de gente em pânico, ambulâncias e sirenes da polícia e bombeiros.

As autoridades avisaram a população que são esperadas mais réplicas e apelaram à calma e à ordem nas ruas.

  • Sismo registado esta manhã na região de Lisboa

    País

    Um sismo foi sentido esta manhã na região da Grande Lisboa. O abalo foi registado às 7h44, com epicentro em Sobral de Monte Agraço e magnitude de 4.3, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

    Em atualização

  • GNR resgata 45 sírios no mar Egeu
    2:28

    Crise Migratória na Europa

    A Guarda Nacional Republicana já resgatou quase 300 migrantes no mar Egeu, ao largo da Grécia, desde o início de maio. Esta quarta-feira de madrugada, os militares salvaram 45 sírios que tentavam chegar à Grécia numa embarcação de borracha.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.