sicnot

Perfil

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Sismo de 7,9 no Nepal mata 114 pessoas

O sismo de magnitude 7.9 na escala de Richter que esta manhã abalou o Nepal pode ter provocado vários mortos. Para já, há 114 mortos confirmados, vários feridos e dezenas estão presas nos escombros dos edifícios.

© Navesh Chitrakar / Reuters

As primeiras imagens do local, mostram um grupo de mães e filhos no exterior de uma escola minutos depois do sismo.

Os feridos estão a acorrer aos hospitais da região e há relatos de várias pessoas presas nos escombros de edifícios que colapsaram.

A primeira vítima mortal confirmada, uma adolescente de 15 anos,  morreu depois de ter sido atingida num parque por uma estátua que caiu.

O abalo teve epicentro a cerca de 80 km da capital, Katmandu, mas foi sentido em Nova Deli, na Índia, e no Paquistão.

De acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos o sismo ocorreu por volta do meio-dia, hora local, sete da manhã em Lisboa a uma profundidade de apenas 2 quilómetros.

Testemunhas citadas pelas agências internacionais falam em ruas repletas de gente em pânico, ambulâncias e sirenes da polícia e bombeiros.

As autoridades avisaram a população que são esperadas mais réplicas e apelaram à calma e à ordem nas ruas.

  • Nuno Espírito Santo volta a desenhar no quadro
    6:54

    Desporto

    O treinador do FC Porto usou hoje de novo o marcador para desenhar e assim tentar explicar-se melhor. Foi na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Sporting de Braga. "Sei que isto vai ser motivo de brincadeira, crítica e análise", disse. "Não reparem no desenho, prestem atenção ao conteúdo".

  • "A frase que mais ouço quando digo que sou blogger é: 'Mas dá para viver disso?'"

    Web Summit

    É certo e sabido que a internet e as redes sociais abriram as portas a novas realidades laborais e sobretudo a oportunidades profissionais espalhadas um pouco por todo o mundo. Portugal não foge à regra e é cada vez mais uma parte desse todo, como o demonstra a organização da WebSummit para o triénio 2016-18. Foi precisamente por lá que encontramos a Sara Riobom, uma engenheira industrial convertida à blogosfera e a fazer vida disso mesmo.

    Martim Mariano