sicnot

Perfil

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Nepalês resgatado após permanecer mais de 80 horas debaixo de escombros

Um jovem nepalês foi resgatado depois de permanecer 82 horas preso debaixo dos escombros de um edifício em Katmandu, destruído pelo sismo de magnitude 7,8 que atingiu o Nepal no sábado.

© Navesh Chitrakar / Reuters

Rishi Khanal, de 28 anos, foi resgatado por uma equipa francesa e pela polícia nepalesa, que trabalharam durante 10 horas para libertar o jovem, que não conseguia sair dos escombros já que uma viga o matinha preso por uma perna, informou hoje o diário local Nepali Times.

"Começámos a escavar um buraco no cimento, seguindo as instruções da equipa francesa e depois cortámos a viga que mantinha a sua perna presa", disse ao jornal o agente policial Narayan Thapa.

Outra pessoa foi encontrada viva entre os escombros do mesmo edifício, mas quando as equipas de resgate chegaram, esta já tinha falecido, de acordo com o jornal.

Os dados oficiais apontam para um número de mortos superior a 5.000, além de 11.000 feridos e de 450.000 deslocados.

Os trabalhos de resgate enfrentam obstáculos devido ao mau tempo e às carências do país que dificultam a resposta a um desastre desta magnitude.



  • Incêndio em fábrica de congelados em Viseu continua ativo
    0:29

    País

    O incêndio que deflagrou esta manhã numa fábrica de produtos congelados em Viseu continua ativo no pavilhão principal. De acordo com o segundo comandante dos Bombeiros Municipais de Viseu, trata-se de um trabalho "demorado e difícil porque a estrutura está abalada". Contudo, os bombeiros conseguiram que o fogo não se propagasse a outros edifícios.

  • Nova fábrica de medicamentos inaugurada na Amadora
    1:36

    País

    Uma nova fábrica de produção de fármacos foi inaugurada esta terça-feira, na Amadora. O espaço dedica-se em exclusivo à produção de um medicamento inovador, para o tratamento do excesso de potássio no sangue.