sicnot

Perfil

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Nepalês resgatado após permanecer mais de 80 horas debaixo de escombros

Um jovem nepalês foi resgatado depois de permanecer 82 horas preso debaixo dos escombros de um edifício em Katmandu, destruído pelo sismo de magnitude 7,8 que atingiu o Nepal no sábado.

© Navesh Chitrakar / Reuters

Rishi Khanal, de 28 anos, foi resgatado por uma equipa francesa e pela polícia nepalesa, que trabalharam durante 10 horas para libertar o jovem, que não conseguia sair dos escombros já que uma viga o matinha preso por uma perna, informou hoje o diário local Nepali Times.

"Começámos a escavar um buraco no cimento, seguindo as instruções da equipa francesa e depois cortámos a viga que mantinha a sua perna presa", disse ao jornal o agente policial Narayan Thapa.

Outra pessoa foi encontrada viva entre os escombros do mesmo edifício, mas quando as equipas de resgate chegaram, esta já tinha falecido, de acordo com o jornal.

Os dados oficiais apontam para um número de mortos superior a 5.000, além de 11.000 feridos e de 450.000 deslocados.

Os trabalhos de resgate enfrentam obstáculos devido ao mau tempo e às carências do país que dificultam a resposta a um desastre desta magnitude.



  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.