sicnot

Perfil

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

UE apoia Nepal com cerca de 20 milhões de euros

A União Europeia vai conceder quase 20 milhões de euros ao Nepal para ajudar o país na sequência do recente sismo que causou pelo menos 7.000 mortos.

Reuters

A maior parcela de ajuda financeira, de 16,6 milhões de euros, deverá chegar ainda esta semana ao Governo do país asiático. Além disso, ainda hoje chegarão três milhões de euros em ajuda de emergência.

O anúncio de hoje da Comissão Europeia surge depois de o comissário responsável pela Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, ter visitado o Nepal e eleva a ajuda europeia desde o sismo para 22,6 milhões de euros.

Mais de 7.000 pessoas morreram no terramoto que atingiu a 25 de abril passado o Nepal e alguns países vizinhos, como a Índia e a China, revelaram domingo as autoridades nepalesas.

Os responsáveis pelas equipas de emergência anunciaram terem já recolhido 7.040 corpos e que o número de feridos é superior a 14.000 pessoas. 

As equipas de socorro elevam, diariamente, o número de vítimas do sismo, à medida que vão conseguindo retirar corpos de entre os escombros e acedendo a locais por vezes remotos ou de difícil acesso devido à destruição provocada pelo terramoto.

O sismo, de magnitude 7,8 na escala de Richter, provocou também elevados danos materiais, inclusivamente em património cultural mundial.

A UE tem um programa de cooperação com o Nepal para ajudar o país a desenvolver-se. Nesse âmbito, até 2020, estima-se que a Comissão providencie 360 milhões de euros, sobretudo para áreas como educação, desenvolvimento rural e reforço da democracia.

Lusa
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.