sicnot

Perfil

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

UE apoia Nepal com cerca de 20 milhões de euros

A União Europeia vai conceder quase 20 milhões de euros ao Nepal para ajudar o país na sequência do recente sismo que causou pelo menos 7.000 mortos.

Reuters

A maior parcela de ajuda financeira, de 16,6 milhões de euros, deverá chegar ainda esta semana ao Governo do país asiático. Além disso, ainda hoje chegarão três milhões de euros em ajuda de emergência.

O anúncio de hoje da Comissão Europeia surge depois de o comissário responsável pela Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, ter visitado o Nepal e eleva a ajuda europeia desde o sismo para 22,6 milhões de euros.

Mais de 7.000 pessoas morreram no terramoto que atingiu a 25 de abril passado o Nepal e alguns países vizinhos, como a Índia e a China, revelaram domingo as autoridades nepalesas.

Os responsáveis pelas equipas de emergência anunciaram terem já recolhido 7.040 corpos e que o número de feridos é superior a 14.000 pessoas. 

As equipas de socorro elevam, diariamente, o número de vítimas do sismo, à medida que vão conseguindo retirar corpos de entre os escombros e acedendo a locais por vezes remotos ou de difícil acesso devido à destruição provocada pelo terramoto.

O sismo, de magnitude 7,8 na escala de Richter, provocou também elevados danos materiais, inclusivamente em património cultural mundial.

A UE tem um programa de cooperação com o Nepal para ajudar o país a desenvolver-se. Nesse âmbito, até 2020, estima-se que a Comissão providencie 360 milhões de euros, sobretudo para áreas como educação, desenvolvimento rural e reforço da democracia.

Lusa
  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • O que muda com a saída do Procedimento por Défice Excessivo?
    2:10
  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • Marcelo opta pelo silêncio sobre a eutanásia
    1:09

    Eutanásia

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que só tomará uma posição sobre a eutanásia quando o diploma chegar a Belém. O chefe de Estado garante que vai ficar em silêncio, para não condicionar o debate e também "para ficar de mãos livres para decidir".