sicnot

Perfil

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

UE apoia Nepal com cerca de 20 milhões de euros

A União Europeia vai conceder quase 20 milhões de euros ao Nepal para ajudar o país na sequência do recente sismo que causou pelo menos 7.000 mortos.

Reuters

A maior parcela de ajuda financeira, de 16,6 milhões de euros, deverá chegar ainda esta semana ao Governo do país asiático. Além disso, ainda hoje chegarão três milhões de euros em ajuda de emergência.

O anúncio de hoje da Comissão Europeia surge depois de o comissário responsável pela Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, ter visitado o Nepal e eleva a ajuda europeia desde o sismo para 22,6 milhões de euros.

Mais de 7.000 pessoas morreram no terramoto que atingiu a 25 de abril passado o Nepal e alguns países vizinhos, como a Índia e a China, revelaram domingo as autoridades nepalesas.

Os responsáveis pelas equipas de emergência anunciaram terem já recolhido 7.040 corpos e que o número de feridos é superior a 14.000 pessoas. 

As equipas de socorro elevam, diariamente, o número de vítimas do sismo, à medida que vão conseguindo retirar corpos de entre os escombros e acedendo a locais por vezes remotos ou de difícil acesso devido à destruição provocada pelo terramoto.

O sismo, de magnitude 7,8 na escala de Richter, provocou também elevados danos materiais, inclusivamente em património cultural mundial.

A UE tem um programa de cooperação com o Nepal para ajudar o país a desenvolver-se. Nesse âmbito, até 2020, estima-se que a Comissão providencie 360 milhões de euros, sobretudo para áreas como educação, desenvolvimento rural e reforço da democracia.

Lusa
  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.