sicnot

Perfil

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

UNICEF e UE enviam 80 toneladas de ajuda humanitária para o Nepal

A UNICEF, em parceria com a União Europeia (UE), anunciou hoje o envio de dois aviões de carga com 80 toneladas de ajuda humanitária para o Nepal, país recentemente atingido por um forte sismo. 

© Olivia Harris / Reuters

O primeiro avião partiu hoje do Dubai em direção à capital nepalesa, Katmandu, com uma carga de 40 toneladas de bens de emergência, divulgou, num comunicado, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). 

A partida do segundo aparelho, que vai transportar as restantes 40 toneladas de ajuda humanitária, está prevista para a próxima quarta-feira. 

Segundo a UNICEF, estes voos foram viabilizados através de uma contribuição de 400 mil euros do Departamento de Ação Humanitária e Proteção Civil da Comissão Europeia (ECHO). 

"Quando acontece uma catástrofe, é preciso ajudar depressa. A parceria UE-UNICEF tem sido capaz de reagir prontamente, fazendo chegar bens de primeira necessidade aos mais carenciados, mesmo quando a logística é excecionalmente desafiante. A nossa contribuição vai desempenhar um papel importante na ajuda às comunidades mais vulneráveis no Nepal", afirmou o diretor-geral do ECHO, Claus H. Sorensen, citado no comunicado.

Entre as 80 toneladas de ajuda vão estar artigos para as áreas da água, saneamento e higiene, incluindo materiais para tratamento de água, 'kits' para diarreias e para a cólera e contentores insufláveis para o fornecimento de água limpa, meios que pretendem travar, segundo a UNICEF, "o risco crescente de surtos de doenças com origem na água".

Os aviões vão ainda transportar 'kits' de saúde e oleados, uma vez que muitas famílias fugiram para espaços ao ar livre com receio da ocorrência de mais réplicas.

"A UNICEF conseguiu responder imediatamente às necessidades causadas pelo terramoto devastador", referiu a diretora-regional da UNICEF para o sul da Ásia, Karin Hulshof.

"Estes bens vão assegurar a continuidade dos serviços de saúde e manter os hospitais em funcionamento. Uma ajuda que vai acudir aos mais vulneráveis, aos feridos e a quem precisa de assistência médica urgente", frisou a mesma representante.

A UNICEF e os parceiros europeus preveem alcançar com esta ajuda humanitária cerca de 1,7 milhões de crianças, e as respetivas famílias, que foram atingidas pelo forte abalo, num total de 4,2 milhões de pessoas.

O forte abalo, de magnitude 7,8 na escala de Richter, foi registado no passado dia 25 de abril e provocou pelo menos 7.365 mortos e 14.366 feridos, segundo o balanço mais recente das autoridades nepalesas.



Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Pj ainda não fez detenções relacionadas com atropelamento de adepto italiano
    1:52

    Desporto

    As autoridades policiais confirmaram à SIC que o atropelamento que fez este sábado uma vítima mortal, junto ao Estádio da Luz, não terá sido acidental. A Policia Judiciária já saberá quem foi o autor do atropelamento. O homem faria parte do grupo de adeptos do Benfica, que se envolveram em confrontos com adeptos do Sporting.