sicnot

Perfil

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal destruiu 668 escolas e causou danos em outras 2.228

 O Governo do Nepal informou que o terramoto que devastou o país há dez dias destruiu 668 e pediu aos especialistas que certifiquem se as outras 2.228 que sofreram danos são seguras antes de serem retomadas as aulas.

© Athit Perawongmetha / Reuters

O Departamento de Educação nepalês assegurou, em comunicado, que os estabelecimentos de ensino de 36 distritos do país - de um total de 75 - foram afetados pelo sismo, indica o jornal Kantipur.

"Dado que as edificações parcialmente destruídas podem representar um risco para os estudantes, a administração das escolas localizadas nos distritos afetados receberam instruções para realizarem um estudo dos danos antes de retomarem as aulas" no próximo dia 14, disse a diretora da Educação, Dev Kumari Guragain.

A organização não-governamental Teach for Nepal trabalha em Sindhupalchowk, o distrito mais afetado pelo forte terramoto, onde 90% das infraestruturas ficaram destruídas ou gravemente danificadas, segundo estimativas das Nações Unidas, deu conta das dificuldades que se sentem na zona.

"Entre 80 e 90% das casas das comunidades com as quais trabalhamos ficaram reduzidas a escombros", disse Sweta Baniya, porta-voz da organização, em declarações à agência Efe.

"Os professores nessa zona estão desesperados, sem saber quando poderão voltar a ensinar. Como é que vamos dizer às crianças para retomarem os estudos quando perderam familiares, a sua casa e os seus livros?", questionou a mesma responsável.

O sismo de magnitude 7,8 que sacudiu o Nepal a 25 de abril último causou, segundo o mais recente balanço oficial, 7.365 mortos e 14.355 feridos.


Lusa
  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20

    País

    Dois jovens com cerca de 20 anos foram ao final da tarde deste sábado atropelados mortalmente na freguesia de Arazede, concelho de Montemor-o-Velho. O repórter da SIC Miguel Ângelo Marques falou com o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, Rui Coceiro, que revelou que as vítimas foram declaradas mortas ainda no local.

  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições. Apesar de ter dito que se iria demitir, Florival Cardoso continua em funções.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de três armas da PSP, recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avança hoje que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Casal português com protesto semelhante ao do filme "Três Cartazes à Beira da Estrada"
    3:23
  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07