sicnot

Perfil

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

ONU descentraliza distribuição de ajuda para descongestionar Katmandu

As Nações Unidas abriram seis centros logísticos no Nepal para descentralizar a ajuda que chega ao país através do aeroporto de Katmandu, que se encontra completamente congestionado, disse hoje fonte da ONU.

© Navesh Chitrakar / Reuters

O porta-voz do Departamento de Coordenação de Assuntos Humanitários, Leszek Barczak, afirmou, em declarações à agência Efe, que dispõe já de equipas no terreno e que mais ajuda tem estado a chegar ao Nepal por terra a partir da vizinha Índia.


"Temos 25 camiões com destino a diferentes pontos", disse o mesmo responsável, indicando que os centros logísticos se localizam, além de Katmandu, em Gorkha, Chautara, Birgunj, Bharatpur, Deurali e Dhulijel.


O congestionamento do aeroporto da capital, que só tem capacidade para receber nove aterragens em simultâneo, tem figurado com um dos principais problemas relacionados com a entrega da ajuda ao país.


As autoridades nepalesas elevaram hoje para 7.652 o número de mortos na sequência do forte sismo do passado dia 25 de abril, estimando em 16.390 o número de feridos. 


Dados oficiais anteriormente divulgados apontavam também para a existência de um universo de 2,8 milhões de deslocados internos. 


O terramoto de 7,8 na escala de Richter foi o mais mortífero registado no Nepal em 80 anos e o pior da década a assolar a região desde um sismo ocorrido na zona de Cachemira em 2005, que fez mais de 84 mil mortos.



Lusa

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC