sicnot

Perfil

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

ONU descentraliza distribuição de ajuda para descongestionar Katmandu

As Nações Unidas abriram seis centros logísticos no Nepal para descentralizar a ajuda que chega ao país através do aeroporto de Katmandu, que se encontra completamente congestionado, disse hoje fonte da ONU.

© Navesh Chitrakar / Reuters

O porta-voz do Departamento de Coordenação de Assuntos Humanitários, Leszek Barczak, afirmou, em declarações à agência Efe, que dispõe já de equipas no terreno e que mais ajuda tem estado a chegar ao Nepal por terra a partir da vizinha Índia.


"Temos 25 camiões com destino a diferentes pontos", disse o mesmo responsável, indicando que os centros logísticos se localizam, além de Katmandu, em Gorkha, Chautara, Birgunj, Bharatpur, Deurali e Dhulijel.


O congestionamento do aeroporto da capital, que só tem capacidade para receber nove aterragens em simultâneo, tem figurado com um dos principais problemas relacionados com a entrega da ajuda ao país.


As autoridades nepalesas elevaram hoje para 7.652 o número de mortos na sequência do forte sismo do passado dia 25 de abril, estimando em 16.390 o número de feridos. 


Dados oficiais anteriormente divulgados apontavam também para a existência de um universo de 2,8 milhões de deslocados internos. 


O terramoto de 7,8 na escala de Richter foi o mais mortífero registado no Nepal em 80 anos e o pior da década a assolar a região desde um sismo ocorrido na zona de Cachemira em 2005, que fez mais de 84 mil mortos.



Lusa

  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04

    País

    Especialistas de mais de 20 países na área das doenças neurodegenerativas estão reunidos esta semana na Fundação Champalimaud, em Lisboa. A cimeira, realizada em parceria com a Fundação Rainha Sofia, de Espanha, é dedicada aos progressos na investigação e nos cuidados de saúde em doenças como o Alzheimer. As demências efetam 50 milhões de pessoas em todo o mundo, número que deverá triplicar em 2050.

  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31