Dono do Grupo Lena suspeito de transferir dinheiro para contas de Carlos Santos Silva
04.03.2015 10h02
O Ministério Público estará a investigar o dono do grupo Lena por alegadas suspeitas de ter transferido dinheiro para contas do arguido Carlos Santos Silva. O Diário de Notícias avança hoje que Joaquim Barroca foi identificado como autor de várias transferências de milhões de euros para contas bancárias na Suíça, pertencentes ao arguido na Operação Marquês, em que está também envolvido José Sócrates.
(SIC/Arquivo)
O administrador e dono do Grupo Lena terá feito essas transferências entre 2007 e 2009, anos de Governo Sócrates.
Também o jornal i revela hoje que o Ministério Público está a investigar a relação entre o dinheiro de Santos Silva e os inquéritos às Parcerias Público Privadas (PPP) Rodoviárias e à Parque Escolar.
Vários concursos de PPP e de escolas públicas foram adjudicados ao Grupo Lena, que terá ganho dezenas de milhões de euros com os contratos.
Relacionados
- 3:18
MP diz que Sócrates recebeu de Santos Silva 1,5 milhões de euros
Há novas informações sobre a Operação Marquês. José Sócrates e o amigo Carlos Santos Silva terão usado vários esquemas para camuflar a passagem de dinheiro entre 2012 e 2014. A acusação do Ministério Público (MP) aponta para dez esquemas, através dos quais o dono do Grupo Lena terá feito chegar ao ex-primeiro-ministro 1,5 milhões de euros. A revelação é feita pelo semanário Expresso.
- 1:52
MP aponta Grupo Lena como principal corruptor do ex-primeiro-ministro
O Grupo Lena foi apontado pelo Ministério Público como tendo sido o principal corruptor do ex-primeiro-ministro José Sócrates.
- 2:06
Grupo Lena criou laços com Venezuela após visita de Sócrates
No dia em que José Sócrates foi detido, sexta-feira, foram feitas buscas ao grupo Lena, de Leiria, ligado a atividades de terraplenagens e construção. O grupo Lena foi dos que mais beneficiou da diplomacia económica do Governo PS. Durante boa parte dos anos de José Sócrates no governo, o grupo de Leiria conseguiu vários contratos públicos, a maior parte com a Parque Escolar. Alguns foram celebrados poucos dias antes da demissão do então primeiro-ministro. Além disso, a Venezuela é hoje um dos principais mercados do grupo Lena.
Na Homepage
- 1:25
-
Benfica vence no Estoril com golo nos descontos
Um golo de Salvio nos descontos deu este sábado ao Benfica uma vitória no terreno do Estoril Praia, por 2-1, em jogo da 31.ª jornada da I Liga, colocando os encarnados provisoriamente na liderança.
- 1:10
Ivo Vieira acredita na permanência, Rui Vitória diz que nada está decidido
O treinador do Estoril, Ivo Vieira, continua a acreditar que os canarinhos vão garantir a permanência na Primeira Liga. Do lado do Benfica, Rui Vitória lamentou os golos desperdiçados e afirmou que o campeonato não está decidido.
21.04.2018 às 23h53
- 1:33
-
- 1:19
O "telefone vermelho" entre Coreias é, afinal, branco e já está operacional
21.04.2018 às 15h21
- 2:32
-
-
Índia aprova pena de morte para violadores de crianças com menos de 12 anos
21.04.2018 às 17h27
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.