sicnot

Perfil

Operação Marquês

Defesa alega que só o Supremo Tribunal de Justiça podia investigar Sócrates

NOTÍCIA SIC

Defesa alega que só o Supremo Tribunal de Justiça podia investigar Sócrates

Os habeas corpus apresentados para a libertação de José Sócrates alegam, entre outras coisas, que o ex-primeiro-ministro só podia ser investigado pelo Supremo Tribunal de Justiça. O argumento prende-se com o facto de alguns dos alegados crimes terem sido praticados quando era primeiro-ministro. Os especialistas dividem-se sobre se a regra se aplica também a um ex-primeiro ministro.

  • Ministério Público entende que entrevistas de Sócrates perturbam investigação
    1:33

    Operação Marquês

    O Ministério Publico alega que as entrevistas escritas, que José Sócrates tem dado a partir de Évora, perturbam o processo de investigação, e que por essa razão o ex-primeiro ministro deverá continuar em prisão preventiva. De acordo com o Expresso, o juiz Carlos Alexandre restringiu o acesso ao processo a um número limitado de funcionários, na sequência de vários inqueritos de violação do segredo de Justiça que foram abertos.

  • Defesa de Sócrates pede libertação imediata do antigo-primeiro-ministro
    2:27

    Operação Marquês

    A defesa de José Sócrates pediu esta segunda-feira a libertação imediata do antigo primeiro-ministro e também quer que o mesmo seja ouvido de novo, no processo. O habeas corpus foi entregue durante a manhã desta segunda-feira, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e não será o único. Ao processo, chegou também um outro habeas corpus, apresentado por juristas e professores de direito, que não estão ligados ao processo.

  • Vaca algarvia em risco de extinção
    3:42

    País

    É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.