sicnot

Perfil

Operação Marquês

Juiz que vai decidir libertação de Sócrates foi demitido pelo ex-primeiro-ministro

Juiz que vai decidir libertação de Sócrates foi demitido pelo ex-primeiro-ministro

Os pedidos de libertação imediata de José Sócrates vão ser decididos por dois juízes da 3ª secção do Supremo Tribunal de Justiça. Um deles foi diretor da Polícia Judiciária, nomeado em 2004, pelo Governo de Santana Lopes. O ex-diretor da PJ acabou por ser demitido dois anos depois, pelo Governo de Sócrates.

  • Defesa de Sócrates pede libertação imediata do antigo-primeiro-ministro
    2:27

    Operação Marquês

    A defesa de José Sócrates pediu esta segunda-feira a libertação imediata do antigo primeiro-ministro e também quer que o mesmo seja ouvido de novo, no processo. O habeas corpus foi entregue durante a manhã desta segunda-feira, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e não será o único. Ao processo, chegou também um outro habeas corpus, apresentado por juristas e professores de direito, que não estão ligados ao processo.

  • Dois pedidos de libertação imediata de Sócrates no Supremo
    3:09

    Operação Marquês

    A defesa de José Sócrates quer anular a investigação ao antigo primeiro-ministro. No habeas corpus entregue ontem, os advogados alegam que só o Supremo Tribunal de Justiça pode investigar e deter um antigo chefe do governo. O argumento também é usado num outro pedido de libertação imediata, feito por juristas e professores de direito.

  • Industrial do Norte pede libertação de José Sócrates
    1:46

    Operação Marquês

    Um dos habeas corpus, apresentado à margem da defesa de José Sócrates, é subscrito por um industrial do Norte do país. Alfredo Lopes Pinto chegou a anunciar-se como pré-candidato à Presidência da República, em 2003. Lopes Pinto esteve preso durante cinco anos e respondeu em tribunal em vários processos judiciais.

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.