sicnot

Perfil

Operação Marquês

Juiz que vai decidir libertação de Sócrates foi demitido pelo ex-primeiro-ministro

Juiz que vai decidir libertação de Sócrates foi demitido pelo ex-primeiro-ministro

Os pedidos de libertação imediata de José Sócrates vão ser decididos por dois juízes da 3ª secção do Supremo Tribunal de Justiça. Um deles foi diretor da Polícia Judiciária, nomeado em 2004, pelo Governo de Santana Lopes. O ex-diretor da PJ acabou por ser demitido dois anos depois, pelo Governo de Sócrates.

  • Defesa de Sócrates pede libertação imediata do antigo-primeiro-ministro
    2:27

    Operação Marquês

    A defesa de José Sócrates pediu esta segunda-feira a libertação imediata do antigo primeiro-ministro e também quer que o mesmo seja ouvido de novo, no processo. O habeas corpus foi entregue durante a manhã desta segunda-feira, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e não será o único. Ao processo, chegou também um outro habeas corpus, apresentado por juristas e professores de direito, que não estão ligados ao processo.

  • Dois pedidos de libertação imediata de Sócrates no Supremo
    3:09

    Operação Marquês

    A defesa de José Sócrates quer anular a investigação ao antigo primeiro-ministro. No habeas corpus entregue ontem, os advogados alegam que só o Supremo Tribunal de Justiça pode investigar e deter um antigo chefe do governo. O argumento também é usado num outro pedido de libertação imediata, feito por juristas e professores de direito.

  • Industrial do Norte pede libertação de José Sócrates
    1:46

    Operação Marquês

    Um dos habeas corpus, apresentado à margem da defesa de José Sócrates, é subscrito por um industrial do Norte do país. Alfredo Lopes Pinto chegou a anunciar-se como pré-candidato à Presidência da República, em 2003. Lopes Pinto esteve preso durante cinco anos e respondeu em tribunal em vários processos judiciais.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38

    País

    A SIC tem estado a acompanhar a viagem de um navio-patrulha da Marinha Portuguesa, que está em missão de fiscalização junto à Terra Nova, no Canadá. Nos últimos dias, o navio cruzou-se com embarcações de Vila do Conde, um encontro inesperado e feliz para quem anda há mais de um mês em alto mar. 

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22