sicnot

Perfil

Operação Marquês

Operação Marquês

Operação Marquês

Defesa de Sócrates vai impugnar decisões dos tribunais

A defesa de José Sócrates diz que vai impugnar, por todos os meios, as decisões judiciais que mantiveram a prisão preventiva. Em comunicado, os advogados dizem que os acórdãos do Tribunal da Relação e do Supremo Tribunal de Justiça contrariam a lei. 

Os advogados do ex-primeiro-ministro José Sócrates, João Araújo (D) e Pedro Delille (E), à saída do Supremo Tribunal de Justiça

Os advogados do ex-primeiro-ministro José Sócrates, João Araújo (D) e Pedro Delille (E), à saída do Supremo Tribunal de Justiça

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

João Araújo e Pedro Delille reafirmam que não existe, no processo, nenhum facto criminal concreto contra o antigo primeiro ministro. Falam, ainda, numa justiça ameaçada pela "voz do moralismo e pela polícia de costumes", que serve o "pseudo-jornalismo dos tablóides".

Os advogados queixam-se de só terem sabido da decisão do Tribunal da Relação, que rejeitou o recurso, duas horas depois de ter sido anunciado aos jornalistas. E adiantam que, sem perigo de fuga, os juízes desembargadores não poderiam ter mantido a prisão preventiva.

Esta semana, dois tribunais decidiram manter a medida de coação máxima. O Tribunal da Relação confirmou que há indícios muito fortes contra José Sócrates e que, se estivesse em liberdade, poderia prejudicar a investigação.
  • Aeroporto Cristiano Ronaldo? Nem todos os madeirenses estão de acordo
    2:21
  • Fatura da água a dobrar
    2:26

    Economia

    Desde o início do ano que a população de Celorico de Basto está a receber duas faturas da água para pagar. Tanto a Câmara como a Águas do Norte reclamam o direito a cobrar pelo serviço. Contactada pela SIC, a Entidade Reguladora esclarece que o município não pode emitir faturas e tem de devolver o dinheiro.