sicnot

Perfil

Operação Marquês

As respostas de José Sócrates

As respostas de José Sócrates

José Sócrates respondeu a perguntas enviadas pela SIC há três semanas. As respostas só chegaram na passada quinta-feira ao final da tarde. Em sete páginas, o ex-primeiro-ministro nega os negócios de fachada, a compra massiva de livros, o emprego simulado e a linguagem codificada para falar de dinheiro.

  • O fundo imobiliário de Santos Silva
    3:06

    Operação Marquês

    Faz esta semana um ano que os arguidos da Operação Marquês começaram a ser detidos. Assinalamos a data com a exibição de uma Reportagem Especial sobre a investigação iniciada há dois anos e quatro meses. O Ministério Público defende que Santos Silva e Sócrates tentaram ocultar o património e desse plano faria parte a criação dum fundo imobiliário de investimento fechado.

  • Até onde avançou a Operação Marquês
    28:47

    Operação Marquês

    Faz esta semana um ano que José Sócrates foi detido por suspeitas de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito. Vamos procurar mostrar até onde avançou a investigação, que já leva quase dois anos e meio. Tentámos obter respostas e ouvir as vozes das defesas dos arguidos, mas apenas o advogado de João Perna aceitou a entrevista. Também a José Sócrates a SIC enviou há três semanas uma lista de perguntas e a resposta dos advogados chegou apenas hoje, já ao fim da tarde: são sete páginas enviadas por correio eletrónico. Não vieram a tempo de serem tratadas para integrar esta reportagem, mas a notícia será dada esta sexta-feira no Jornal da Noite.

  • Um ano depois da prisão de Sócrates a investigação ainda está longe do fim
    3:56

    Operação Marquês

    Praticamente um ano depois da prisão de José Sócrates, a investigação da Operação Marquês está ainda longe do fim. Os investigadores continuam a trabalhar numa montanha de papel e de informação: extratos bancários, contratos de obras públicas, escutas e outras provas, que levam a um labirinto de pistas onde é difícil seguir o rasto do dinheiro. Há três semanas, a SIC enviou a José Sócrates uma lista de perguntas relacionadas com as suspeitas do processo, mas os esclarecimentos chegaram apenas esta quinta-feira, já ao final da tarde. A SIC irá isso divulgar esta sexta-feira as respostas dadas pelo ex-primeiro-ministro.

  • Os "esquemas" de financiamento de Santos Silva a Sócrates
    3:46

    Operação Marquês

    Na tese da investigação, José Sócrates e Carlos Santos Silva terão arranjado vários esquemas para fazer sair o dinheiro das contas do empresário para o bolso do antigo primeiro-ministro. Um delas passaria pelo pagamento de viagens e hotéis. O Ministério Público diz que, em seis anos, o empresário Carlos Santos Silva gastou mais de 350 mil euros em viagens para ambos ou apenas para o ex-primeiro-ministro.

  • Durabilidade incerta para a investigação da Operação Marquês
    1:52

    Operação Marquês

    O Ministério Público e a Autoridade Tributária não se entendem quanto ao tempo necessário para terminar a investigação da Operação Marquês. O inspetor Paulo Silva tinha dito que não seria possível antes de setembro do próximo ano, já o diretor do DCIAP diz que a demora no processo é compreensível, mas quer resultados mais cedo. Faz esta semana um ano que os arguidos da Operação Marquês começaram a ser detidos. A SIC vai assinalar a data com a exibição de uma Reportagem Especial sobre a investigação.

  • MP e Autoridade Tributária discordam quanto à Operação Marquês
    1:49

    Operação Marquês

    O Ministério Público e a Autoridade Tributária não se entendem quanto ao tempo necessário para terminar a investigação da Operação Marquês. O inspetor tributário já tinha informado que o relatório final não estará pronto antes de setembro de 2016. Por outro lado, o Diretor do DCIAP, mesmo admitindo a complexidade do processo, quer os resultados mais cedo.

  • Operação Marquês em Reportagem Especial
    0:22

    Programas

    Faz esta semana um ano que os arguidos da Operação Marquês começaram a ser detidos. Assinalamos a data com a exibição de uma Reportagem Especial sobre a investigação iniciada há dois anos e quatro meses. Para ver mais logo no Jornal da Noite da SIC.

  • "O bom senso obriga a acordo para a estabilização do sistema financeiro"
    2:06

    Economia

    O Presidente da República disse esta quarta-feira que "o bom senso obriga a que todos estejam de acordo para a estabilização do sistema financeiro". Num aparente recado a Passos Coelho, Marcelo apelou a um consenso de regime e avisou que "não há prazer tático que justifique o desgaste" provocado pelas divisões atuais.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.