sicnot

Perfil

Operação Marquês

O que procuram as autoridades nas buscas à CGD e ao ex-BESI

O que procuram as autoridades nas buscas à CGD e ao ex-BESI

Estão em curso buscas no banco de investimento da Caixa Geral de Depósitos e no banco Haitong, o antigo BES Investimento. São diligências relacionadas com a Operação Marquês, processo que envolve José Sócrates, e que a jornalista da SIC Sara Antunes de Oliveira explica.

As autoridades andam à procura de elementos relacionados com o negócio da PT com a brasileira Oi.

Em comunicado, a Procuradoria-Geral da República adianta que as buscas acontecem no âmbito da Operação Marquês e que "têm em vista a recolha de elementos de prova relativos a serviços prestados pela Caixa BI e pelo antigo BESI (atual Haitong) a um cliente, não estando em causa a responsabilidade das referidas entidades".

Nestas diligências, o Ministério Público é coadjuvado pela Autoridade Tributária (AT) e pela Polícia de Segurança Pública (PSP). Em causa estão "factos susceptíveis de integrarem os crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais".

  • Militares da revolução denunciam corrupção nos órgãos de poder
    3:22

    País

    O presidente da Associação 25 de Abril acusa a classe política de não ter interesse em travar a corrupção em Portugal. Vasco Lourenço e Otelo Saraiva de Carvalho, dois dos militares da revolução, consideram que a corrupção está entranhada nos órgãos de poder e deve ser denunciada.

  • "Está prevista mais uma melhoria do rating para breve"
    2:46
  • Fábrica na Covilhã vai produzir para marcas de luxo
    1:47

    Economia

    A Covilhã foi a cidade portuguesa escolhida para a instalação de uma nova fábrica de produção de peças para marcas de luxo. O Grupo FM Industries Sycrilor vai reforçar o investimento na cidade e será responsável pelo polimento de metais para as marcas Louis Vuitton e Cartier.