sicnot

Perfil

Operação Marquês

Diretor do DCIAP não garante que Operação Marquês esteja fechada em setembro

Notícia SIC

Diretor do DCIAP não garante que Operação Marquês esteja fechada em setembro

O diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal, Amadeu Guerra, assume que a Operação Marquês, com José Sócrates no centro das atenções, é uma prova de fogo, mas já não garante que o processo esteja terminado a 15 de setembro, como tinha fixado.

Em entrevista exclusiva à SIC, Amadeu Guerra diz que quem investiga a corrupção teria a vida facilitada se em Portugal existisse a "delação premiada", como acontece no Brasil e no escândalo Lava Jato.

  • "Mantiveram-no preso durante quase um ano sem provas"
    1:35

    Operação Marquês

    O advogado João Araújo diz que nunca acreditou que José Sócrates fosse julgado. Adianta ainda que desde o primeiro dia que teve contacto com o processo "Operação Marquês" percebeu que o Ministério Público não tinha indícios sólidos que permitissem prender o ex-primeiro ministro. "Prenderam o senhor engenheiro José Sócrates, mantiveram-no preso durante quase um ano sem qualquer indício, sem provas, sem factos, insistiu.

  • Os investigadores dos grandes processos
    10:09

    Reportagem Especial

    O Ministério Público está a investigar as suspeitas de terrorismo e a ameaça do Daesh em Portugal. Há vários processos em curso no departamento que investiga a criminalidade mais violenta, mas também os grandes casos de corrupção, como os que envolvem José Sócrates e Ricardo Salgado. Fomos conhecer os êxitos e os entraves das investigações mais mediáticas.

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.