sicnot

Perfil

O sono e a saúde

O sono e a saúde

O sono e a saúde

Deixar os adolescentes dormir pode salvar-lhes a vida

Dormir menos de sete horas por noite na adolescência não só é mau para a saúde como para a própria vida. Um estudo norte-americano revela que poucas horas de sono dão origem a más decisões que podem pôr em causa a própria segurança.

© Jianan Yu / Reuters

O estudo do Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA revela que os adolescentes que dormem menos de sete horas cada noite têm maior tendência para comportamentos de risco - escrever no telemóvel enquanto conduzem, conduzir sob efeito de álcool, ir de carro com um condutor que ingeriu álcool, não colocar o cinto de segurança num carro ou não usar capacete ao andar de bicicleta - do que aqueles que habitualmente dormem nove horas.

"Foi surpreendente descobrir o impacto que a duração do sono tem sobre este tipo de comportamentos, o que sugere que a privação de sono tem um papel importante nos julgamentos desfavoráveis e na tomada de más decisões", diz uma das autoras do estudo, Janet Croft, citada pela CNN.

Esta investigação analisou questionários de mais de 50 mil alunos do ensino secundário feitos em 2009, 2011 e 2013. Já em 2011 o CDC tinha concluído que um número insuficiente de horas de sono - menos de oito horas - levava os adolescentes a maior risco de fumarem tabaco e marijuana, a ingerirem álcool, a não fazerem exercício físico, a sentirem-se tristes e deprimidos ou a pensamentos suicidas.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Deputados britânicos debatem hoje petição que desvaloriza visita de Donald Trump

    Mundo

    Os deputados britânicos debatem hoje uma petição que reclama que a futura visita de Estado do Presidente norte-americano, Donald Trump, seja reduzida a uma visita oficial, enquanto dezenas de milhares de pessoas se manifestam sobre o mesmo assunto. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas hoje nas ruas de várias cidades do Reino Unido, em protestos organizados para coincidir com a discussão no parlamento (na Câmara dos Comuns) de uma petição 'online' que já tem quase dois milhões de subscritores.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Matteo Renzi demite-se da liderança do Partido Democrático

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi demitiu-se hoje da liderança do Partido Democrata (PD), uma decisão que faz parte de uma estratégia para retomar o controlo da formação de centro-esquerda, onde uma minoria mais à esquerda ameaça cindir-se.