sicnot

Perfil

O sono e a saúde

O sono e a saúde

O sono e a saúde

Porque é que se dorme pior num local desconhecido?

Dormir num espaço que não é familiar significa, para a maioria das pessoas, uma noite mal dormida. A explicação está no facto de durante o sono num local desconhecido o hemisfério esquerdo do cérebro permanecer alerta para situações de perigo, concluiu um estudo norte-americano.

Investigadores da Universidade de Brown, Rhode Island, analisaram imagens do cérebro de voluntários enquanto dormiam num espaço estranho, destinado à realização da pesquisa, e verificaram que o hemisfério esquerdo permanecia mais alerta a sons que iam sendo emitidos.

Esta característica, registada também em alguns animais marinhos e aves, foi observada apenas na primeira noite de sono num lugar desconhecido.

Yuka Sasaki, uma das responsáveis por este estudo, admite a possibilidade de as pessoas terem a capacidade de alterar a sua função cerebral que as mantém alerta.

"O cérebro humano é muito flexível. Por isso, pessoas que costumam regularmente dormir em locais diferentes podem não ter alterações na sua qualidade de sono", referiu Yuka Sasaki na revista Current Biology.

  • Governo sírio só aceitará cessar-fogo após retirada de rebeldes
    1:29

    Mundo

    O Presidente sírio Bashar Al- Assad diz que só aceitará um acordo de cessar-fogo em Alepo que inclua a retirada de todos os rebeldes da cidade. Na Alemanha, Merkel considerou que a situação na Síria é vergonhosa devido à incapacidade da comunidade internacional aliviar o conflito.

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Como (não) travar no gelo
    1:02

    Mundo

    Um vídeo gravado em Montreal, no Canadá, mostra como é quase impossível travar em estradas cobertas de gelo.