sicnot

Perfil

O sono e a saúde

O sono e a saúde

O sono e a saúde

Porque é que se dorme pior num local desconhecido?

Dormir num espaço que não é familiar significa, para a maioria das pessoas, uma noite mal dormida. A explicação está no facto de durante o sono num local desconhecido o hemisfério esquerdo do cérebro permanecer alerta para situações de perigo, concluiu um estudo norte-americano.

Investigadores da Universidade de Brown, Rhode Island, analisaram imagens do cérebro de voluntários enquanto dormiam num espaço estranho, destinado à realização da pesquisa, e verificaram que o hemisfério esquerdo permanecia mais alerta a sons que iam sendo emitidos.

Esta característica, registada também em alguns animais marinhos e aves, foi observada apenas na primeira noite de sono num lugar desconhecido.

Yuka Sasaki, uma das responsáveis por este estudo, admite a possibilidade de as pessoas terem a capacidade de alterar a sua função cerebral que as mantém alerta.

"O cérebro humano é muito flexível. Por isso, pessoas que costumam regularmente dormir em locais diferentes podem não ter alterações na sua qualidade de sono", referiu Yuka Sasaki na revista Current Biology.

  • Fuzileiros continuam no terreno a ajudar população
    3:03
  • Chef russo aconselha bife tártaro aos jogadores portugueses
    1:29
  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44
  • Desacatos no aeroporto de Faro deixam turistas britânicos em terra
    1:46

    País

    Cinco pessoas, que integravam o grupo de turistas britânicos que nos últimos dias causou desacatos em Albufeira, foram ontem impedidas de regressar a Inglaterra. Agressões no aeroporto e desacatos à entrada do avião levaram os comandantes de dois voos a recusar levar aqueles passageiros.