sicnot

Perfil

Surto de sarampo

Alguns pais recusam vacinar os filhos em nome da saúde

Alguns pais recusam vacinar os filhos em nome da saúde

As autoridades de saúde insistem que a vacinação é essencial e pode travar o problema de sarampo. Contudo, há pais que recusam vacinar os filhos e defendem que esta é também uma escolha em nome da saúde das crianças. Será constitucional se o Governo entender tornar obrigatório o Plano Nacional de Vacinas? O constitucionalista ouvido pela SIC entende que sim, e defende que a obrigatoriedade pode até ser um dever do próprio Estado.

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • Estarão os portugueses a consumir vitamina D em excesso? 
    6:44
  • Investigadores criam nanovacina contra diferentes cancros

    Mundo

    Investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nanovacina (vacina administrada através de partículas microscópicas) contra diferentes cancros, como o da pele, do cólon e do reto, numa experiência com ratos, revela um estudo publicado esta segunda-feira.