sicnot

Perfil

Surto de sarampo

Escolas devem comunicar falta de vacinas contra o sarampo

Escolas devem comunicar falta de vacinas contra o sarampo

O período de matrículas para o próximo ano letivo arrancou esta segunda-feira. O Governo garante que serão dadas indicações às escolas sobre os procedimentos a ter no caso de haver alunos que não estejam vacinados contra o sarampo.

  • "É um dever dos pais vacinar as crianças"
    7:40

    Surto de sarampo

    A jovem de 17 anos que estava internada com sarampo no Hospital Dª Estefânia morreu esta quarta-feira. A adolescente não era vacinada contra o sarampo nem tinha tomado a maioria das vacinas que fazem parte do Plano Nacional. O diretor-geral de Saúde esteve no Jornal da Noite desta quarta-feira para falar sobre o caso e sobre o surto que assola vários países europeus. Francisco George considera que a vacinação dos menores é um "dever dos pais" e defende que há "uma questão de interesse social".

  • "Os pais não são donos das crianças"
    7:46

    Opinião

    Ana Jorge defende a vacinação das crianças mas considera que a sua obrigatoriedade merece ainda muita discussão. A pediatra lembra que "os pais não são donos das crianças" e que em alguns casos de saúde podem perder a autoridade paternal. Situações que, acrescenta, estão previstas e que obrigam à intervenção do Tribunal de Menores. Nas últimas horas foram feitos vários apelos da comunidade médica à vacinação, depois de uma jovem de 17 anos ter morrido.

  • Sarampo não matava ninguém em Portugal desde 1987
    2:09

    Surto de sarampo

    A jovem de 17 anos que estava internada com sarampo Hospital de Dona Estefânia morreu esta quarta-feira. A adolescente não era vacinada contra o sarampo, nem tinha tomado a maioria das vacinas que fazem parte do Plano Nacional. Esta é a primeira morte por sarampo desde 1987, em Portugal.

  • Alguns pais recusam vacinar os filhos em nome da saúde
    3:23

    Surto de sarampo

    As autoridades de saúde insistem que a vacinação é essencial e pode travar o problema de sarampo. Contudo, há pais que recusam vacinar os filhos e defendem que esta é também uma escolha em nome da saúde das crianças. Será constitucional se o Governo entender tornar obrigatório o Plano Nacional de Vacinas? O constitucionalista ouvido pela SIC entende que sim, e defende que a obrigatoriedade pode até ser um dever do próprio Estado.

  • Jovem que morreu com sarampo não era vacinada por opção da família
    2:08

    Surto de sarampo

    Morreu esta madrugada a jovem de 17 anos internada com sarampo e que não tinha sido vacinada. Era o caso mais grave do surto que afecta 21 pessoas.O caso relança o debate sobre a vacinação, já que muitos pais decidem não vacinar os filhos. Mas as autoridades de saúde relembram que a vacina contra o sarampo é a única forma de prevenir a doença.

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.