sicnot

Perfil

Surto de sarampo

Escolas devem comunicar falta de vacinas contra o sarampo

Escolas devem comunicar falta de vacinas contra o sarampo

O período de matrículas para o próximo ano letivo arrancou esta segunda-feira. O Governo garante que serão dadas indicações às escolas sobre os procedimentos a ter no caso de haver alunos que não estejam vacinados contra o sarampo.

  • "É um dever dos pais vacinar as crianças"
    7:40

    Surto de sarampo

    A jovem de 17 anos que estava internada com sarampo no Hospital Dª Estefânia morreu esta quarta-feira. A adolescente não era vacinada contra o sarampo nem tinha tomado a maioria das vacinas que fazem parte do Plano Nacional. O diretor-geral de Saúde esteve no Jornal da Noite desta quarta-feira para falar sobre o caso e sobre o surto que assola vários países europeus. Francisco George considera que a vacinação dos menores é um "dever dos pais" e defende que há "uma questão de interesse social".

  • "Os pais não são donos das crianças"
    7:46

    Opinião

    Ana Jorge defende a vacinação das crianças mas considera que a sua obrigatoriedade merece ainda muita discussão. A pediatra lembra que "os pais não são donos das crianças" e que em alguns casos de saúde podem perder a autoridade paternal. Situações que, acrescenta, estão previstas e que obrigam à intervenção do Tribunal de Menores. Nas últimas horas foram feitos vários apelos da comunidade médica à vacinação, depois de uma jovem de 17 anos ter morrido.

  • Sarampo não matava ninguém em Portugal desde 1987
    2:09

    Surto de sarampo

    A jovem de 17 anos que estava internada com sarampo Hospital de Dona Estefânia morreu esta quarta-feira. A adolescente não era vacinada contra o sarampo, nem tinha tomado a maioria das vacinas que fazem parte do Plano Nacional. Esta é a primeira morte por sarampo desde 1987, em Portugal.

  • Alguns pais recusam vacinar os filhos em nome da saúde
    3:23

    Surto de sarampo

    As autoridades de saúde insistem que a vacinação é essencial e pode travar o problema de sarampo. Contudo, há pais que recusam vacinar os filhos e defendem que esta é também uma escolha em nome da saúde das crianças. Será constitucional se o Governo entender tornar obrigatório o Plano Nacional de Vacinas? O constitucionalista ouvido pela SIC entende que sim, e defende que a obrigatoriedade pode até ser um dever do próprio Estado.

  • Jovem que morreu com sarampo não era vacinada por opção da família
    2:08

    Surto de sarampo

    Morreu esta madrugada a jovem de 17 anos internada com sarampo e que não tinha sido vacinada. Era o caso mais grave do surto que afecta 21 pessoas.O caso relança o debate sobre a vacinação, já que muitos pais decidem não vacinar os filhos. Mas as autoridades de saúde relembram que a vacina contra o sarampo é a única forma de prevenir a doença.

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mas do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Projeto Abem dá medicamentos grátis a 2.500 pessoas
    12:53
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Nove suspeitos do ataque de Manchester têm entre 18 e 38 anos
    1:02
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.

  • Roteiro de sugestões para o fim de semana
    13:00
    Se7e

    Se7e

    6ª feira no Jornal da Noite

    Todas as sextas-feiras há uma rubrica de lifestyle no Jornal da Noite. Se7e mostra o melhor do país, numa parceria SIC/Visão. Um roteiro de sugestões para o fim de semana, com os novos restaurantes e hotéis, as lojas da moda, os bares e as esplanadas.