sicnot

Perfil

Surto de sarampo

Surto de sarampo

Surto de sarampo

O mito de que a vacinação pode causar autismo nas crianças

© Reuters

Em 1998 foi publicado um estudo que associava a vacinação ao autismo. O estudo foi desconstruído e desmentido nos anos seguintes, mas o mito persistiu.

O estudo, realizado pelo médico britânico Andrew Wakefield, tinha sido publicado pela prestigiada revista científica The Lancet em 1998. Associava a vacina tríplice (sarampo, rubéola e papeira - VASPR) a casos de autismo. Anos mais tarde, a revista The Lancet veio reconhecer que não deveria ter divulgado a análise, que se baseava apenas numa amostra de 12 crianças.

Em 2011, o British Medical Journal publicava um artigo em que afirmava que o estudo de 1998 que ligava o autismo à toma de uma vacina foi uma "falsificação elaborada". Acusava ainda o médico Andrew Wakefield de ter falsificado dados para o seu estudo a troco de dinheiro.

Em resposta, o médico acusou quem lhe apontava as falhas de defenderem os interesses da indústria farmacêutica.

Numa entrevista à cadeia norte-americana CNN, Andrew Wakefield negou ter falsificado quaisquer dados e disse estar perante uma "tentativa sem escrúpulos de abafar um inquérito sobre as inquietações legítimas" sobre a segurança de uma vacina.

Vários estudos têm desmentido ligação entre vacinas e autismo

Depois do estudo de 1998, que causou o pânico no Reino Unido e nos Estados Unidos, vários outros estudos têm afirmado não haver qualquer relação entre o aparecimento do autismo e a vacina tríplice.

Segundo os serviços norte-americanos do controlo e prevenção de doenças, a atitude de muitos pais, que se negaram a vacinar os filhos, contribuiu para um aumento, há alguns anos, de casos de sarampo nos Estados Unidos e em alguns países europeus.

As investigações sobre esta alegada associação sucederam-se na primeira década de 2000, todas elas concluindo que o estudo do médico britânico estava errado.

Em 2010, Andrew Wakefield foi expulso do General Medical Council, organismo em que todos os médicos têm de ser registados.

Em Portugal, uma investigação do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência da Faculdade de Medicina de Lisboa demonstra que não há ligação entre a vacinação e o autismo, concluindo que "em termos de autismo, é perfeitamente seguro vacinar as crianças de acordo com o Plano Nacional de Vacinação, já que os benefícios daí decorrentes são de grande importância clínica para o futuro das nossas crianças e os riscos são negligenciáveis".

Situação do sarampo em Portugal em abril de 2017

Em setembro de 2016, Portugal foi declarado livre de sarampo, depois de quase 20 anos sem um caso declarado.

Desde janeiro de 2017, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), foram confirmados 21 casos de sarampo em Portugal, havendo outros 18 casos em investigação. Houve ainda oito casos suspeitos, mas as análises feitas pelo Instituto Ricardo Jorge deram negativo para sarampo.

Uma jovem de 17 anos, que não estava vacinada, morreu a 19 de abril de 2017 com sarampo no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa.

Surto de sarampo na Europa

Pelo menos 14 países europeus têm registado surtos de sarampo desde o início deste ano, com a Roménia a liderar o número de casos, com mais de quatro mil doentes em seis meses.

Segundo o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC, na sigla inglesa), o número de países europeus com casos de sarampo foi crescendo no início deste ano e quase todos eles terão ligação ao surto que começou na Roménia em fevereiro de 2016.

Além de Portugal, registaram surtos de sarampo a Áustria, Bélgica, Bulgária, Espanha, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Islândia, Itália, Suíça e Suécia.

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC