sicnot

Perfil

Surto de sarampo

Um minuto de silêncio em memória de Inês

Um minuto de silêncio em memória de Inês

Familiares e amigos da jovem que morreu com sarampo estão em choque. A adolescente não estava vacinada por opção dos pais. Terá tido uma reação alérgica grave aos dois meses, durante a prevenção da difteria, tétano e tosse convulsa, o que levou a família a ignorar as indicações do plano nacional de vacinação. Os amigos cumpriram hoje um minuto de silêncio na escola.

Inês tinha 17 anos e estava no 12.º ano na Escola Secundaria de Santa Maria, na Portela de Sintra. Quem a conhecia desde criança está em choque com a noticia. Na escola, os colegas ficaram surpreendidos e lembram uma amiga forte e corajosa.

À SIC, um familiar confirmou que Inês tinha complicações de saúde e que sofreu vários problemas desde criança.

Esta tarde, os colegas cumpriram um minuto de silêncio em memória de Inês. Contactada pela SIC, a direção da escola não quis comentar o caso.

Também a família pede respeito pelo momento e recusa prestar declarações sobre a falta de vacinação.

A jovem terá tido uma reação alérgica grave aos dois meses, quando fez a vacina contra a difteria, o tétano e a tosse convulsa e nunca mais recebeu qualquer vacina.

Acabou por ser contaminada com sarampo por uma criança de 13 meses, no mês passado, enquanto esteve internada no Hospital de Cascais devido a outros problemas de saúde.

Depois de ter alta, o estado de saúde complicou-se, foi novamente internada mas não resistiu a uma pneumonia bilateral grave, consequência do sarampo.

  • A proposta dos partidos para a redução da dívida
    1:55

    Economia

    O PS e o Bloco de Esquerda querem mais 45 anos para pagar as dívidas à UE e juros mais baixos. As medidas fazem parte da proposta para a redução da dívida pública. No relatório que será enviado ao Governo, não é pedido perdão da dívida como os partidos da esquerda chegaram a defender.

  • Ministros de Governos de Sócrates ouvidos pelo Ministério Público
    1:54
  • Suspeito de atropelamento mortal fala de acidente 
    2:00
  • Autoridades garantem ter evitado novo ataque terrorista em Londres
    0:59

    Mundo

    A polícia britânica garante que evitou um novo atentado em Londres. Mulher baleada faz parte das oito pessoas que foram detidas numa operação antiterrorista na capital britânica e no sul de Inglaterra. A operação realizou-se após a detenção de um homem com três facas, nas imediações do Parlamento britânico.

  • Presidente da Macedónia convocou reunião de emergência

    Mundo

    O Presidente da Macedónia, Gjorge Ivanov, convocou esta sexta-feira uma reunião de emergência com líderes políticos, após manifestantes, maioritariamente apoiantes da maioria conservadora, invadirem o Parlamento e atacarem deputados da oposição, fazendo 77 feridos.

  • Polícia espanhola divulga imagens de operação anti-jihadista

    Mundo

    A polícia espanhola divulgou esta sexta-feira novas imagens da operação anti-jihadista levada a cabo na terça-feira em Barcelona. Sabe-se agora que dois dos nove suspeitos detidos podem estar relacionados com a célula terrorista de Bruxelas, responsável pelos ataques no Aeroporto de Zaventem e no metro da capital belga.